Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA DORTI PEIXE

DISCENTE : PAULA DORTI PEIXE
DATA : 23/08/2016
LOCAL: Sala de Reuniões, Centro de Biociências, UFRN

DIVERSIDADE METAGENÔMICA DA MICROBIOTA AQUÁTICA EM AÇUDES DE UMA REGIÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE BRASILEIRO: PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA DO LABORATÓRIO E A CIÊNCIA DA ESCOLA.

Qualidade microbiológica da água; Semiárido; Metagenômica; Livros didáticos; Estratégias de Ensino

O uso sustentável de recursos naturais tem sido uma preocupação do século XXI, dentre eles a água se destaca uma vez que garante a permanência da vida no planeta, no entanto o mundo enfrenta a crise de escassez de água potável, que compromete o acesso para a atual e futuras gerações. As regiões áridas e semiáridas são as que mais carecem com a baixa disponibilidade hídrica devido a condições ambientais desfavoráveis. Os reservatórios para abastecimento humano construídos nessas regiões são pólos de subsistência da população, no entanto a ação antrópica é um dos principais fatores que promovem a contaminação desses corpos hídricos. A análise sobre a qualidade microbiológica da água tem sido intensificada para levantamento de dados sobre a distribuição e ecologia de organismos. Surge, então, a necessidade de estudos de identificação da microbiota que determina a qualidade da água. Técnicas mais aperfeiçoadas para a identificação e comparação de sequências surgiram na década de 70, dentre elas a metagenômica, caracterizada como o estudo genético de determinado ecossistema e que permite fácil visualização sobre a distribuição e classificação dos microrganismos. Dentro desse contexto, este trabalho teve por objetivo identificar e comparar a diversidade de microrganismos, presentes em açudes da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Assú, no estado do Rio Grande do Norte, utilizando técnicas moleculares/metagenômica. Registrou-se, na análise da amostra da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a predominância do domínio Bacteria, seguida das arqueas, dos vírus e eucariotos. Dentre as bactérias, por exemplo, o filo de destaque foi o das cianobactérias, estando relacionada com o fenômeno de eutrofização nos açudes. Ainda objetivou-se identificar, em livros didáticos de biologia do ensino médio referenciados no Guia PNLD de Biologia 2015, a presença e o tipo de abordagem didática dos temas DNA e Biotecnologia. Observou-se que apesar da necessidade e importância da abordagem CTS para o Ensino de Biologia, boa parte dos livros didáticos não fazem relação do conhecimento científico e tecnológico, com uma implicação direta na sociedade e no meio ambiente. Ainda também objetivou-se caracterizar a utilização de estratégias de ensino sobre o tema DNA na prática docente de professores dos locais estudados. Constatou-se que 73% dos professores apresentam dificuldades em lecionar temas relacionados ao DNA e 100% deles afirmaram que os alunos também apresentam dificuldade de compreensão. Conclui-se pela análise dos questionários que a utilização de alguns recursos didáticos não exclui a possibilidade que o modelo dominante de ensino ainda continue sendo o tradicional, destacando a importância, por exemplo, dos cursos de formação continuada. Além disso, os resultados preliminares encontrados neste estudo e as reflexões feitas a partir dele, levarão a realização de cursos de formação continuada por meio de palestras e intervenções, no que diz respeito à socialização do conhecimento científico sobre a microbiota dos açudes e sobretudo com o conhecimento molecular, estudo do DNA e técnicas moleculares, que permitiu o acesso a tal conhecimento.

Interno - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo ao Programa - 1674770 - SUELI APARECIDA MOREIRA
Interno - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 16/08/2016 16:43