Banca de DEFESA: LAÍS ARIANE MARTINS BARBOSA CORREIA

DISCENTE: LAÍS ARIANE MARTINS BARBOSA CORREIA
DATA: 12/04/2016
LOCAL: Anfiteatro das Aves, CB

VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL:ANÁLISE DA CIDADE DO NATAL/RN A PARTIR DO ÍNDICE GERAL DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POR BAIRRO

Cidade. Vulnerabilidade socioambiental. Índice geral de vulnerabilidade socioambiental por bairro. Níveis de vulnerabilidade socioambiental. Natal/RN

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Inserida no âmbito da relação sociedade-natureza, o estudo da vulnerabilidade socioambiental e das dimensões que ela encerra demanda um esforço teórico metodológico para a articulação de fenômenos multidimensionais que têm a sociedade como sujeito. Nesse contexto, o natural e o social são concebidos como elementos de um mesmo processo e as características socioambientais figuram como relevantes para a análise da capacidade de resposta das populações aos eventos extremos Para riscos e perigos iguais, diferentes grupos sociais podem ter vulnerabilidades distintas, pois a condição de vulnerabilidade socioambiental está intrinsicamente relacionada à localização dos sujeitos na cidade e à sua inserção na dinâmica social urbana. Assim, partindo da premissa de que na cidade capitalista, devido à sua natureza desigual, a vulnerabilidade socioambiental se manifesta de forma distinta e com diferentes intensidades, e que as áreas que apresentam melhores condições socioambientais apresentam menores níveis de vulnerabilidade socioambiental, sendo verdadeira a situação inversa, questionou-se: quais os níveis de vulnerabilidade socioambiental da cidade do Natal/RN? Como esses níveis se encontram espacializados, considerando a escala dos bairros e das regiões administrativas? Como se apresentam, considerando as características socioeconômicas e a localização das populações nas quatro regiões administrativas da cidade? Considerando a problematização apresentada, foi definido como objetivo geral analisar os níveis de vulnerabilidade socioambiental da cidade do Natal/RN, e como objetivos específicos: Identificar as características socioambientais da cidade do Natal; Produzir os Índices de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVSB), Ambiental (IVAB) e o Índice Geral de Vulnerabilidade Socioambiental por Bairro (IGVSB); Identificar os assentamentos precários existentes na cidade; espacializar o IVSB, IVAB e o IGVSB na cidade do Natal; analisar os Níveis de Vulnerabilidade Socioambiental, segundo as regiões administrativas da cidade, considerando a espacialização do IVSB, IVAB e do IGVSB, as características socioeconômicas e a localização das populações residentes. Os objetivos foram alcançados a partir de um percurso metodológico que utilizou pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise quantitativa e qualitativa dos dados. Os resultados obtidos permitiram o conhecimento dos níveis de vulnerabilidade de Natal e da realidade da sua população. Com isso, o trabalho constatou que a vulnerabilidade socioambiental, caracterizada por um panorama complexo, envolve tanto a ocupação irregular de áreas frágeis como a dificuldade do acesso à terra e à moradia em áreas urbanas. E que com vista à identificação e à execução de ações de combate e mitigação dos seus efeitos, o poder público encontra nas metodologias, que fazem uso de indicadores, subsídios à gestão socioambiental urbana. Este trabalho destaca a relevância de conhecer o ordenamento territorial urbano e concluiu, a partir da análise dos Níveis de Vulnerabilidade Socioambiental de Natal, que existe uma distribuição desigual desse processo, culminando na sobreposição das vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais em determinadas áreas da cidade como resultado de uma urbanização desigual, seletiva e excludente. Esse panorama contribui para o aprofundamento das desigualdades socioambientais e ratifica os processos históricos de segregação e de direcionamento dos investimentos públicos e privados nas regiões administrativas da cidade.

Externo à Instituição - ADAUTO GOMES BARBOSA - IFPE
Interno - 296.540.504-63 - GESINALDO ATAÍDE CÂNDIDO - UFCG
Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Notícia cadastrada em: 04/04/2016 09:32