Banca de DEFESA: DACIFRAN CAVALCANTI CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DACIFRAN CAVALCANTI CARVALHO
DATA: 18/05/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS: O CAMPUS CENTRAL DA UFRN EM ANÁLISE


PALAVRAS-CHAVES:

Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Gestão e Gerenciamento dos Resíduos de Equipamentos Eletrônicos (REEs). Desenvolvimento Sustentável.


PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Intensas mudanças socioeconômicas, ocorridas no final da década de 1970, decorrentes do processo de internacionalização da economia, impulsionaram a produção e o consumo de equipamentos eletrônicos em todo o mundo. Como resultado, houve um incremento na demanda por recursos naturais para sua fabricação, e uma maior quantidade e diversidade de resíduos sendo gerados e depositados de forma inadequada sobre o planeta Terra, acarretando a degradação do meio ambiente. Esse contexto impõe um novo desafio às Instituições Educacionais de Ensino Superior (IFES): gerir e gerenciar de modo ambientalmente sustentável os seus Resíduos de Equipamentos Eletrônicos (REEs). Nessa perspectiva este trabalho aborda o tema em dois capítulos. O primeiro traz, por meio de pesquisa exploratória bibliográfica qualitativa com base em livros, artigos, dissertações e legislação a análise comparativa da interação entre a Agenda Ambiental na Administração Pública e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e suas Contribuições para Práticas Sustentáveis na Administração Pública. O estudo fornece, assim, evidências da interação e contribuição de ambos os marcos para a prática de ações sustentáveis na gestão e no gerenciamento dos resíduos sólidos, contemplando a dimensão social, econômica e ambiental, demonstrando que o longo caminho a se percorrer em prol da sustentabilidade do desenvolvimento não desqualifica as contribuições desses instrumentos às instituições que a eles aderirem. No capítulo seguinte este trabalho aborda a Gestão e o Gerenciamento de Resíduos de Equipamentos Eletrônicos no âmbito do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a fim de analisar o atual sistema de gestão e gerenciamento dos REEs gerados. Para a observação pretendida, a investigação fez uso de estudo de caso e de pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa. Trata de um contexto local cuja dimensão tem abrangência global, uma vez que a degradação ambiental decorrente do consumo exacerbado de equipamentos eletrônicos e da destinação inadequada dos REEs representa um fenômeno que afeta significativamente, de modo negativo, a qualidade do ecossistema, a segurança e a saúde dos habitantes da Terra. Os resultados da pesquisa indicam que as condições de armazenamento dos REEs, bem como o processo de coleta nas unidades amostrais são inadequados; e, ainda, há carência de um centro de triagem e recuperação de REEs, de pessoal capacitado e de ferramentas adequadas para a eficácia desse processo; e detectam deficiência na política de incentivo aos processos de redução, reutilização e reciclagem preconizada pela A3P e PNRS. Dessa forma, sugere medidas já aplicadas em caso semelhante em outra Instituição Pública a fim de mitigar os problemas decorrentes da gestão e do gerenciamento inadequados dos REEs.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Externo à Instituição - LÚCIA HELENA DA SILVA MACIEL XAVIER - FJN
Interno - 1298966 - RAQUEL FRANCO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 06/05/2015 09:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao