Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL FRANCISCO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL FRANCISCO DOS SANTOS
DATA: 26/08/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

ANÁLISE DO SISTEMA DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁVEL – PAIS EM UNIDADES LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE MACAÍBA-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura familiar; Agroecologia; PAIS


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O PAIS é uma tecnologia social criada para desenvolver a agricultura familiar através de padrões agroecológicos, integrando em um mesmo sistema a produção de animais, hortaliças, frutas, cereais e adubo orgânico. Agricultores residentes em comunidades ou assentamentos, pequenas ou médias propriedades, em diversas regiões do país tem recebido unidades do PAIS através da iniciativa do SEBRAE, Fundação banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional. Entretanto, existe um impasse que vem sendo observado ao longo do tempo: o fato de haver uma grande disparidade em relação ao desempenho desse sistema, pois em algumas localidades essa tecnologia social é bem sucedida, com expansão da produção e crescimento do número de agricultores envolvidos, já em outras áreas ocorre o contrário, os produtores não conseguem manter um padrão de produção e consequentemente não alcançam a manutenção do sistema. O presente artigo tem por objetivo analisar os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da tecnologia social PAIS, tendo por base, estudos executados em duas unidades já implantadas no município de Macaíba, região metropolitana de Natal, RN, avaliando também a interferência na vida da população que o recebe. Para tanto, foram usadas técnicas metodológicas como aplicação de questionários e entrevistas com agricultores e gestores do sistema, utilizando-se do método comparativo para análise dos dados. Foi possível observar algumas diferenças e semelhanças entre as duas situações analisadas, onde uma delas é a comunidade Traíras em que houve desistência da produção pelo PAIS e a outra é o assentamento Quilombo dos Palmares II em que há uma produção crescente de alimentos através do mesmo sistema. Os resultados da pesquisa demonstram que existem singularidades em cada uma das situações envolvidas e que, apesar de haver algumas semelhanças com o que ocorre entre a comunidade de Traíras e o assentamento Quilombo dos Palmares II as diferenças são mais acentuadas e passíveis de reflexões sobre o papel tanto dos agricultores quanto dos gestores em todos os processos que envolvem a manutenção da produção desenvolvida no PAIS. Boa relação com outros agricultores, participação em programas governamentais de compra direta e proximidade das unidades com as residências são exemplos de fatores presentes no assentamento Quilombo dos Palmares II, que podem ter influenciado positivamente no desempenho do mesmo, em contra partida, na comunidade Traíras esses fatores foram observados de forma contrária, contribuindo para um efeito também contrário do que aconteceu em Quilombo dos Palmares II, havendo então a desistência dos participantes com relação ao PAIS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1121285 - FERNANDO BASTOS COSTA
Interno - 350231 - MAGDI AHMED IBRAHIM ALOUFA
Interno - 1997015 - PATRICIA DE ABREU MOREIRA
Notícia cadastrada em: 20/08/2013 15:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao