Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS ROSENTAL GABRIEL LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS ROSENTAL GABRIEL LOPES
DATA : 24/09/2021
LOCAL: Google Meet

Transição do Cuidado Paterno ao filho prematuro nas três fases do Método Canguru

Pai. Prematuridade. Método Canguru. Humanização. Enfermagem Neonatal

O nascimento do bebê prematuro é considerado um fenômeno de vulnerabilidade e preocupações para os pais e familiares. O envolvimento paterno nos cuidados ao filho, é relevante, pois seu apoio é necessário a puérpera e ao filho que requer cuidados específicos, no contato pele a pele e no acompanhamento contínuo proposto pelo Método Canguru, desde ambiente hospitalar até a alta do prematuro. Assim, este estudo tem como objetivo compreender como o pai vivência a transicionalidade do cuidado paterno ao filho prematuro no Método Canguru e construir um modelo interpretativo a partir dos significados atribuídos pelo pai. Trata-se de uma pesquisa analítica e interpretativa que seguirá como referencial metodológico a Grounded Theory (ou Teoria Fundamentada nos Dados), segundo a perspectiva de Kathy Charmaz. O cenário da pesquisa será em uma maternidade, referência em cuidados neonatais, no estado do Rio Grande do Norte. A amostragem teórica será constituída por pais que estejam vivenciando os cuidados ao filho nas três fases do Método Canguru. Não há definição preliminar do número de participantes, uma vez que esse é delimitado de acordo com o princípio da saturação teórica dos dados. Serão considerados como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a dezoito anos e que esteja vivenciando os cuidados ao filho prematuro nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e de Cuidados Intermediários Canguru, bem como no Ambulatório de Seguimento do Método Canguru. Como critérios de exclusão, pais que não estejam residindo em Natal e região metropolitana; homens que não residam com a companheira e o filho prematuro, pais de recém-nascidos com má-formação congênita e de recém-nascidos gemelares. Para coleta dosdados utilizar-se-á da entrevista em profundidade, auxiliada por um instrumento constituído em duas partes: a primeira referente aos dados sociodemográficos e a segunda com a questão norteadora referente ao objeto de pesquisa. Inicialmente será realizada leitura flutuante das entrevistas para destacar as ideias principais dos participantes. Serão analisadas palavra por palavra e linha por linha visando construir as categorias e codificar a relação entre elas por meio de codificação axial e focalizada ou seletiva. O modelo interpretativo será analisado e validado por grupos de pesquisadores selecionados por suas expertises em investigações, discussões e práticas de saúde relacionadas a participação dos homens nos cuidados neonatais. Os dados serão analisados com base no referencial teórico da Teoria das Transições, proposta por Afaf Ibraim Meleis e discutidos sob o suporte da literatura pertinente à temática. O projeto obedecerá aos preceitos éticos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde com submissão na Plataforma Brasil. Almeja-se com a construção do modelo interpretativo, a contribuição no avanço do conhecimento sobre esse fenômeno para que seja possível traçar estratégias de intervenção que atendam à realidade específica do cuidado neonatal, na inserção continuada do pai nos cuidados ao filho prematuro nas fases do Método Canguru. Acredita-se que a vinculação precoce entre pai e filho, permitirá o reconhecimento precoce de suas habilidades e inseguranças nos cuidados específicos ao filho para o seu adequado desenvolvimento biopsicossocial, e assim, subsidiar a melhoria dos indicadores do desenvolvimento infantil. Como contribuição científica, o modelo interpretativo poderá contribuir ações para os profissionais de saúde, em especial da enfermagem, pautado em conceitos construídos a partir da elucidação do objeto de estudo.

Presidente - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Externa à Instituição - FRANCISCA GEORGINA MACEDO DE SOUSA - UFMA
Externo à Instituição - JOSÉ LUÍS GUEDES DOS SANTOS - UFSC