Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
DATA : 27/04/2021

Construção e Validação Clínica do Diagnóstico de Enfermagem Estresse Ocupacional em Profissionais de Saúde a partir de uma Teoria de Médio Alcance

Estresse ocupacional. Pessoal de Saúde. Processo de Enfermagem. Diagnóstico de Enfermagem. Teoria de Enfermagem.

O estresse ocupacional tem acometido vários profissionais de saúde e pode acarretar complicações físicas e psíquicas na saúde desses trabalhadores. Assim, o reconhecimento dos fatores relacionados e das reações ao estresse ocupacional nesses profissionais facilitará o desenvolvimento das intervenções pelo enfermeiro, porém evidencia-se que inexiste o diagnóstico de enfermagem Estresse Ocupacional na NANDA Internacional. Dessa forma, o desenvolvimento desse diagnóstico permitirá que a prática clínica do enfermeiro, especialmente, da área da saúde do trabalhador, ocorra de forma sistematizada e baseada em evidências. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo será construir e validar clinicamente o diagnóstico de enfermagem Estresse Ocupacional em profissionais de Saúde a partir de uma Teoria de Médio Alcance. Para tanto, tratar-se-á de um estudo metodológico, o qual será realizado em quatro etapas, quais sejam: validação de conceito de elementos, validação teórico-causal, validação de conteúdo e validação clínica. Na primeira etapa, será realizada uma análise de conceito a partir de uma scoping review e utilizar-se-á o referencial teórico de Walker e Avant para elencar os atributos, antecedentes e consequentes do conceito Estresse ocupacional. A segunda etapa, envolverá a construção de uma Teoria de Médio Alcance a partir de derivação do Modelo de Sistemas de Betty Neuman, conforme o referencial teórico de Fawcett e Gigliotti. Já, a terceira etapa englobará a validação de conteúdo por juízes e por fim, a validação clínica do diagnóstico de enfermagem elaborado será realizada em uma Maternidade Escola, no município de Natal/Rio Grande do Norte, com uma amostra proporcional de profissionais de enfermagem, médicos e de outras categorias da área da saúde. Para a análise dos dados, utilizar-se-á a estatística descritiva e inferencial. O projeto aguarda parecer após a submissão ao Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Espera-se que o estudo contribua com o avanço do conhecimento da disciplina da Enfermagem mediante a elaboração de um diagnóstico de enfermagem baseado em uma Teoria de Médio Alcance, assim como para a atuação do enfermeiro ser pautada em uma atenção à saúde do trabalhador mais científica e qualificada.

Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Interna - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR