Banca de QUALIFICAÇÃO: BELARMINO SANTOS DE SOUSA JÚNIOR

DISCENTE : BELARMINO SANTOS DE SOUSA JÚNIOR
DATA : 13/03/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

ANÁLISE INSTITUCIONAL DAS PRÁTICAS DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Lesão por pressão, enfermagem, segurança do paciente, análise institucional.

A atenção voltada à segurança do paciente vem sendo amplamente discutida em todo mundo. Em decorrência dos danos derivados dos processos da assistência prestada, ou da estrutura hospitalar, assume papel de relevância no desenvolvimento de esforços, com o objetivo de tornar a assistência mais segura ao paciente. Deste modo, considera-se relevante o papel do profissional na identificação dos fatores que podem acometer a segurança do paciente, bem como, na avaliação de medidas preventivas à exposição de riscos e danos relativos ao atendimento de saúde. São múltiplas as responsabilidades encontradas nos setores de uma unidade hospitalar, e as prioridades comumente estão voltadas aos procedimentos imediatos com o paciente, enquanto que os cuidados simples e de fácil acesso passam despercebidos, como por exemplo, os cuidados de pele objetivando prevenir Lesão por Pressão (LP). Tais lesões, além de causarem danos aos pacientes e familiares, são fortes indicadores da assistência à saúde. Neste sentido, a análise institucional justifica-se por permitir acesso às contradições e ás possibilidades de transformações de práticas. Com base no exposto, levanta-se o seguinte questionamento: Quais as práticas do enfermeiro relacionadas à prevenção de lesão por pressão em um Hospital Universitário do município de Natal/RN? O objetivo geral desta pesquisa propõe analisar as práticas do enfermeiro relacionadas à prevenção de lesão por pressão em um Hospital Universitário do município de Natal/RN. Tratar-se-á de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso, com abordagem quantitativa, que apresenta desenho metodológico transversal, coerentemente com o propósito de investigar, a partir dos sujeitos envolvidos, os meandros da construção do cuidado preventivo das lesões por pressão em um hospital de ensino no município de Natal/RN. A população será composta por todos os profissionais Enfermeiros lotados no referido hospital. A amostra será composta por 44 Enfermeiros assistenciais, obtidos após cálculo amostral. A coleta de dados será realizada através de entrevista estruturada a partir de um questionário. Os dados obtidos serão digitados em banco de dados do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 20.0 para tratamento dos resultados, tendo como tipo de análise a estatística descritiva, com frequências absolutas e percentuais. Será realizada a analise estatística inferencial. A pesquisa será desenvolvida após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, respeitando-se a normatização da resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Espera-se com o presente estudo, contribuir com subsídios para que o enfermeiro, desenvolva de forma precoce métodos de gestão com o intuito de prevenir agravos a saúde no âmbito hospitalar a exemplo a Lesão por Pressão.

Externo ao Programa - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA