PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: GISELE CARVALHO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELE CARVALHO DA SILVA
DATA: 30/08/2013
HORA: 17:00
LOCAL: Sala 25 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

A sala de aula em cena: uma pesquisa em ensino do teatro a partir da experiência docente.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Teatro, Educação, Música

Key – Words: Theatre, Education, Music


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Direção Teatral
RESUMO:

RESUMO: No primeiro momento, apresentaremos ao leitor uma reflexão sobre a história do teatro e posteriormente uma contextualização sobre as movimentações didáticas voltadas para a área das artes cênicas. Através do dialogo constante com autores das áreas que envolvem educação, teatro, corporeidade e música, foi possível analisar, desenvolver e criticar um trabalho sob minha responsabilidade que envolvia quatorze turma. No segundo momento decorrerá uma autocrítica sobre a qualidade das aulas de teatro, consequentemente; os conteúdos e as metodologias. A técnica estará ao lado da emoção e juntas desenvolverão habilidades a fim de traçar caminhos para o teatro desenvolvido na sala de aula de uma escola da rede particular da cidade de Natal-RN. No terceiro momento uma turma é escolhida para análise da pesquisa e muitos experimentos acontecem após essa decisão, iniciados e sensibilizados através da música, com um olhar significante para a corporeidade e priorizando o teatro como conteúdo prioritário do nono ano – ensino fundamental II – Na conclusão, percebe-se que o aprendizado é mútuo entre o aluno e o professor, que o teatro pode fazer parte do cotidiano das pessoas, assim como as artes em geral, e quando todas elas forem regularizadas dentro do sistema nacional de ensino para as escolas públicas e particulares, teremos seres humanos mais sensíveis e mais capacitados intelectualmente também.

ABSTRACT: At the first moment, we will introduce the reader to reflect about the history of theater and after a contextualization on didactic movements directed to the area of scenic arts. Through constant dialogue with authors of areas involving education, theater, music and corporeality, it was possible to analyze, develop and criticize a work under my responsibility involving fourteen classes. In the second moment will exist a self-criticism about the quality of theater classes, consequently, the contents and methodologies. The technique will be beside the emotion and together will develop skills to drawing ways for theater developed in the classroom of a private school in Natal-RN. In the third moment a class is chosen for analysis of research and many experiments will happen after this decision, initiated and sensitized through music, with a significant view to corporeality and prioritizing the theater with a priority content of the ninth year - basic education II - In the conclusion, it realizes that learning is mutual between the student and the teacher, that theater can be a part of everyday life, even as the arts in general, and when all of them are settled within the national education system for schools public and private, we will have humans more sensitive and more capable intellectually too.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARÃO NOGUEIRA PARANAGUÁ DE SANTANA - UFMA
Presidente - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 09/08/2013 15:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao