PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO AUGUSTO E SILVA MIRANDA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO AUGUSTO E SILVA MIRANDA CAVALCANTE
DATA: 27/08/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 20 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

NA DIREÇÃO DOS ALUNOS-DIRETORES: REALIDADES E FICÇÕES. Um estudo sobre o exercício de direção teatral a partir do cinema brasileiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: direção teatral, adolescentes, pedagogia, cinema nacional

Key-Words: theater directing, teens, education, national cinema.


PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

ESUMO: Esta dissertação baseia-se em uma experiência teatral de quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública de Felipe Camarão, Natal-RN, e se destina a analisar procedimentos empíricos experimentados e descobertos por adolescentes que assumiram a função de diretores teatrais frente às suas turmas, buscando montar peças a partir da adaptação de filmes brasileiros, e, portanto descobrir com os próprios conceitos à maneira de lidar com a especificidade das linguagens artísticas em questão. Alunos-diretores numa realidade, cujo contexto sócio-cultural influencia diretamente suas construções ficcionais no teatro e que ao refletirem coletivamente, a partir da dialogicidade, entendem a importância do relacionamento entre os membros de um grupo. A pesquisa apresenta, por vezes, uma linguagem metafórica com o intuito de enfatizar o universo destes adolescentes, e adentra em temas ligados à pedagogia freiriana tentando estabelecer uma ponte entre à realidade dos adolescentes oprimidos e o protagonismo adquirido com o envolvimento nas ficções das peças montadas, e acomoda aspectos da pedagogia de Makarenko, no tocante à cooperação coletiva de um grande grupo. Para tanto, mergulha profundamente na caracterização do ambiente que cerca estes alunos procurando entender as identidades culturais e suas influências estéticas na criação de seus espetáculos. Propõe ainda conceitos associados à mídia, à mistura da realidade com a ficção e aos processos de condução em um grupo, como um fenômeno nominado “efeito de condução”. Por fim, traz uma leitura artística de cada uma das vinte peças montadas durante o período supracitado tentando formalizar conceitos teatrais outrora discutidos.

ABSTRACT: This dissertation is based on a theatrical experience of four years (2009-2012) with twenty classes of 9th grade in a public school of Felipe Shrimp, Natal-RN, and is intended to analyze the empirical procedures tested and discovered by teenagers who took the function of theater directors meet his classes, seeking to assemble parts from the adaptation of Brazilian films, and therefore find themselves with the concepts in the manner of dealing with the specificity of artistic languages in question. Students directors a reality whose sociocultural context directly influences their fictional constructs in the theater and to reflect collectively from the dialogical, understand the importance of the relationship between members of a group. The research presents sometimes metaphorical language in order to emphasize the universe of adolescents, and enters into topics related to pedagogy Freire trying to establish a bridge between the reality of teenagers oppressed and leadership gained from involvement in the fictions of assembled parts, and accommodates aspects of pedagogy Makarenko, regarding the collective cooperation of a large group. Therefore, delves deep into the characterization of the environment surrounding these students seeking to understand the cultural identities and their aesthetic influences in creating their shows. It also proposes concepts associated with media, mixing reality with fiction and the processes driving in a group, as a phenomenon called the "driving effect". Finally, a read art brings each of the twenty-assembled parts during the aforementioned trying to formalize theatrical concepts previously discussed.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Interno - 1288360 - NARA GRACA SALLES
Externo ao Programa - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Notícia cadastrada em: 01/08/2013 14:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao