Banca de DEFESA: MARINA MADEIRA DE TOLEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA MADEIRA DE TOLEDO
DATA: 12/04/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 25 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

Dramaturgia do Aqui e Agora: Presença, Recepção e Sentido no Corpo do Ator.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Ator. Receptor. Recepção. Presença. Representação.

Keywords: Actor. Receiver. Reception. Presence. Representation.


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

RESUMO: O ator não é ator somente no momento da cena, é ator em todas as etapas de criação e desenvolvimento de seu objeto estético. Nesse sentido, em seu cotidiano o ator pode procurar utilizar suas potencialidades para captar e traduzir da realidade o material para seu trabalho criativo. Esta pesquisa possui caráter teórico e aborda o conceito de presença no trabalho do ator, colocando-o como conceito para além da cena, não isolado de outros componentes – entre eles o corpo, a palavra, o silêncio, a técnica, a representação – como uma postura do ator para com sua realidade, a fim de integrar-se ao meio ambiente que o cerca, equilibrando seu conteúdo interior com o conteúdo exterior. Para tanto, utiliza como aporte teórico encenadores que abordam o conceito de presença no trabalho do ator (BROOK; BARBA; GROTOWSKI; MNOUCHKINE) e os estudos da teoria da recepção (ISER, 1996; GUMBRECHT, 2010), traçando um paralelo dialógico entre as funções de leitor e ator, apontando ambos como receptores. Como exemplo prático do estudo sobre a presença, é feita aqui uma descrição do espetáculo de teatro de rua Kamchàtka, realizado pela Companhia Kamchàtka, localizando nesse espetáculo os elementos: jogo, escuta, palavra, silêncio, sentido, relação com o aqui e agora e efeitos de presença; citados ao longo da dissertação.

ABSTRACT: The actor is an actor during all the phases of creation and development of his character. (S) He goes beyond the moment of interpreting. In this sense, in her (his) daily life, the actor may use her (his) potential to extract from reality the necessary elements for the work of creation. This is a theoretical research which focus on the concept of “presence” in the actor’s work, stretching the concept beyond the scene, encompassing different components such as the body, the word, the silence, the technique and the acting as the actor’s “stance” in regards to his own reality. The objective of such “stance” is to integrate him (her) self in the environment, balancing his (hers) inner life with the outside  life flow. To reach this objective, the research drew theoretical resources from the concept of “presence” in the actor’s work according to BROOK, BARBA, GROTOWSKI and MNOUCHKINE and the studies on reception theory in ISER, 1996; GUMBRECHT, 2010. Thus, the dialogue between “reader” and actor high lights both as receivers in this work. A practical description of a street theater Kamchàtka show, featured by the Kamchàtka Company is used as an example of the research on the presence. The elements localized in this show are: play, listening, word, silence, meaning, relationship with here and now and the effects of the said ‘presence’.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA FERNANDES - UFPB
Presidente - 1550297 - ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
Interno - 1754897 - MARIA DE LURDES BARROS DA PAIXAO
Notícia cadastrada em: 21/03/2013 11:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao