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Banca de DEFESA: ELAINE LIVIA MOLLA DE VASCONCELLOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE LIVIA MOLLA DE VASCONCELLOS
DATA: 10/04/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 21 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

O TEATRO DO OPRIMIDO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Palavras Chaves: Teatro do Oprimido. TDAH. Formação.

Key-Words: Key Words: Theatre of the Oppressed. ADHD. Training.


PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo investigar as possíveis contribuições do Teatro do Oprimido e a utilização de suas técnicas, como recurso terapêutico na formação da criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Em se tratando de pesquisa bibliográfica, faz-se na primeira parte dessa pesquisa um estudo teórico sobre: transtorno da Aprendizagem, transtorno da Atenção e Hiperatividade para conhecer os sintomas, as causas e os efeitos dessa síndrome. Na segunda parte analisa-se a relação Teatro-Terapia-Educação, para entender a importância dos jogos teatrais na sala de aula, identificando o espaço estético da criança; estuda-se o Teatro do Oprimido e suas possíveis contribuições para a formação da criança com TDAH; reflete-se sobre a ação da criança no palco teatral e no palco terapêutico. E na terceira parte apresentam-se algumas práticas registradas durante a pesquisa. Para discutir as diferentes abordagens do conhecimento, dialoga-se com autores como Paulo Freire, Augusto Boal, Spolin, Reverbel, Moreno entre outros. Através das ações do Teatro do Oprimido, constrói-se na escola X, um espaço do ‘possível’, surgem novas estratégias para o letramento, cria-se um espaço de inserção do teatro nas ações do PPP (Projeto Político e Pedagógico). Nota-se que o TO facilita a criança a sua inclusão no grupo e na sociedade, devolve a sua autonomia, criatividade, e espontaneidade, viabilizando a transformação de sua conduta, adquirindo o comportamento social desejado.

ABSTRACT: This study aims to investigate the possible contributions of the Theatre of the Oppressed and the use of their techniques as a therapeutic resource in the education of children with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity. When it comes to literature, it is the first part of this research a theoretical study: Learning Disorder, Attention and Hyperactivity disorder to know the symptoms, causes and effects of this syndrome. The second part analyzes the relation-Theatre Therapy Education, to understand the importance of theater games in the classroom, identifying the aesthetic space of the child; studies the Theatre of the Oppressed and their possible contributions to the education of children with ADHD; reflected on the effect of the child on stage and theatrical onstage therapeutic. And in the third part presents some practices recorded during the survey. To discuss different approaches to knowledge, dialogues with authors such as Paulo Freire, Augusto Boal, Spolin, Reverbel, Moreno among others. Through the actions of the Theatre of the Oppressed, builds up at school X, a space of 'possible', new strategies for literacy, it creates a space for insertion of the theater in the actions of the PPP (Project Political and Pedagogical). Note that the child TO facilitates their inclusion in the group and society returns to its autonomy, creativity, and spontaneity, enabling the transformation of his conduct, acquired the desired social behavior.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1550297 - ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
Externo à Instituição - NOELI TURLE DA SILVA - UNIRIO
Presidente - 2306291 - TASSOS LYCURGO GALVAO NUNES
Notícia cadastrada em: 13/03/2013 16:59
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