PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: LILIAN MARIA ARAUJO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIAN MARIA ARAUJO DE CARVALHO
DATA: 25/05/2012
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Artes da UFRN – Sala 25
TÍTULO:

Corpo, Música e Cena: Tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Corpo, Cena, Preparação Corporal, Criação Cênica, Educação Musical, Antropologia Teatral.

Key-words: Body, Scene, Corporal Training, Scenic Creation, Musical Education, Theater Anthropology.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

RESUMO: Esta dissertação discorre sobre as relações entre corpo, música e cena, tendo como objetivo investigar a preparação corporal do músico para a atuação cênica, com enfoque na percepção do corpo e na relação som e movimento como referências para essa atuação. O foco é a descrição da vivência de um processo de preparação corporal do músico para a cena, que considera o diálogo entre os aspectos sonoros e os aspectos gestuais e tem como lócus de investigação o Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico, projeto de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Os encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica iniciaram em janeiro de 2011, com frequência de duas vezes por semana, e duração, em média, de três horas, cada. Tiveram a participação de nove componentes, no entanto foram considerados como colaboradores da pesquisa quatro deles, sendo uma mulher e três homens compreendidos na faixa etária de 19 a 30 anos, todos componentes do Pau e Lata. Para organização dos encontros a pesquisa tomou como referência principal a Antropologia Teatral, além de estudos da educação musical, já vividos no Pau e Lata. A pesquisa considerou como fontes para análise as anotações em diário de bordo, realizadas pelos participantes da pesquisa e pela pesquisadora, entrevista com os participantes, além de vídeos do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, produto artístico do Pau e Lata, redimensionado pelos processos de treinamento pré-expressivo e criação cênica, vividos nos encontros promovidos pela pesquisa. Como resultados da investigação, é possível considerar que a realização dos encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica proporcionou aos músicos do Pau e Lata a percepção da importância do treinamento a partir de princípios que envolvem uma técnica corporal para a ampliação da presença do corpo em cena no espetáculo musical para além da postura cotidiana. Os músicos internalizaram, no decorrer do processo, os princípios e os objetivos vivenciados no trabalho corporal e estes passaram a fazer parte da rotina dos treinamentos do grupo. Também, é possível constatar o redimensionamento da presença cênica dos músicos e da qualidade artística do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, sendo perceptível uma melhor articulação entre os aspectos sonoros e gestuais.  

 

ABSTRACT: This dissertation discusses about the relations between body, music and scene, with the purpose of investigate the corporal preparation of the musician to the scenic performance, emphasizing the perception of the body and the relationship between sound and movement as references for this acting. The focus is the description of a corporal training process with musicians for the scene, that considers the dialogue between the sound and gesture aspects, and which locus research is the Pau e Lata: Artistic-Pedagogical Project, extension project of the Music School of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. The meetings of Corporal Training and Scenic Creation began in January 2011, twice a week, during about three hours each. Nine components participated, but only four were considered collaborators – one woman and three men, aged 19 to 30 years, all members of the Pau e Lata. The meetings were organized with the Theater Anthropology as main reference, besides the musical education studies, already experienced in the Pau e Lata. The research considered as analysis sources the notes in the logbook, made by the collaborators and the researcher; an interview with the components and videos of the musical spetacle Sinfeiria em Três Movimentos, artistic product of the Pau e Lata, resized by the pre expressive training process and scenic creation, experienced in the training meetings promoted by the research. As results of this investigation, it is possible to find that the meetings of Corporal Training and Scenic Creation provided the musicians of the Pau e Lata the perception of the importance of a training based on principles that involve a corporal technique for an expansion of the body in scene in the musical spectacle beyond the everyday posture. The musicians internalized, during the process, the principles and the aspects experienced in the corporal training and these principles became part of the training routine of the group. It is also possible to realize the resizing of the scenic presence of the musicians and the artistic quality of the musical spectacle Sinfeiria em Três Movimentos, with an improvement of the relationship between the sound gesture aspects.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Externo à Instituição - MÁRCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ - UNICAMP
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 03/05/2012 09:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa23-producao.info.ufrn.br.sigaa23-producao