PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: MAYRA MONTENEGRO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYRA MONTENEGRO DE SOUZA
DATA: 12/03/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Teatro Laboratório Jesiel Figueredo - DEART/UFRN
TÍTULO:

O Ator que Canta um Conto – A Manipulação de Parâmetros Musicais na Voz do Ator


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Voz, ator, parâmetros musicais.

 Key-Words: Voice, actor, musical parameters.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

RESUMO: Esta pesquisa se deu a partir de uma investigação sobre a fala teatral. Através de uma metodologia empírica – que analisou uma experiência prática de construção de uma encenação – e de pesquisa bibliográfica, a atriz/pesquisadora investigou possibilidades de manipulação de parâmetros musicais como recursos no processo de criação da voz do ator. A atriz/pesquisadora procurou unir teoria e prática, movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que se concretizasse como movimento vivo e transformador. Este trabalho contém também o relato de experiências pedagógicas, nas quais a atriz/pesquisadora explorou estratégias para ensinar a apropriação de parâmetros da música na construção do trabalho vocal do ator. Verificando que a fala teatral está mais próxima do canto do que da fala cotidiana, ela concluiu que o ator pode compor música – assim como o faz um compositor de música – no processo de criação de suas partituras vocais. Por isso, constatou que é de fundamental importância um treinamento musical na formação do ator.

ABSTRACT: This research started with an investigation about the theatrical speaking. Through an empirical methodology – that analyzed a practical experience of creating a play – and bibliographical research, the actress/researcher investigated ways to manipulate musical parameters as tools in the creation process of the actor’s voice. The actress/researcher attempted to connect theory and practice, moved by the desire to find a vocal expression in theater that unfolds as living and transforming movement. This dissertation also contains the report of pedagogical experiences, in which the actress/researcher explored strategies to teach the appropriation of musical parameters in the construction of the vocal work of the actor. Considering that speaking in theater is closer to singing than everyday speech, she concluded that the actor may compose music – as a music composer does – in the elaborating process of building vocal scores. Therefore, she demonstrated that it is of fundamental importance a musical training in the development of the actor.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1288360 - NARA GRACA SALLES
Externo à Instituição - VALÉRIO FIEL DA COSTA - UFPB
Presidente - 6348035 - VERA LOURDES PESTANA DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 23/02/2012 16:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao