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Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO CÉSAR DO NASCIMENTO XAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO CÉSAR DO NASCIMENTO XAVIER
DATA: 24/10/2011
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 25 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

Da Poética das Lágrimas às do Riso: De Aristóteles ao Stand-up Comedy e One-man Show


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Aristóteles – Comédia – Riso – Poéticas – Stand-up Comedy – One-man Show

Palabras-Clave: Aristotles – Comedia – Risa – Poéticas – Stand-up Comedy – One-man Show

 


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

RESUMO: Desde a década de 1970, o mundo observa a fragmentação, o hibridismo, a pluralidade e a miscigenação que vêm tomando conta das artes da cena. A poesia contemporânea sente-se livre das regras clássicas; o teatro já não mais obedece às prescrições dos “manuais” poéticos; desaparecem as fronteiras entre os gêneros; os artistas deixam de representar para o público para dialogar com ele. Como consequência dessa evolução das artes cênicas, emergem nas últimas décadas do século XX e início do século XXI na cena brasileira os fenômenos derrisíveis, objetos de estudo dessa pesquisa, o Stand-up Comedy e o One-man Show. Tratam-se de dois formatos, um humorístico, o outro teatral, que despontaram no cenário brasileiro arrebatando a atenção do público em espaços alternativos, teatros e, como não poderia deixar de ser, também na internet. Uma pesquisa que delimite e busque identificar as características fundamentais do Stand-up Comedy e do One-man Show brasileiros, faz-se necessária não somente pela ausência de referenciais teóricos sobre os respectivos assuntos, mas também para se compreender alguns aspectos da cena brasileira e da situação do riso e do cômico dentro dela. No primeiro capítulo, será apresentada uma discussão sobre a comédia e o riso na antiguidade clássica, tomando os escritos de Platão e Aristóteles como ponto de partida; no segundo, analisar-se-á algumas das principais teorias clássicas do riso procurando identificar relações com o Stand-up e o One-man Show; no terceiro, será traçado o panorama da cena teatral brasileira em que emergem os fenômenos citados e, no quarto capítulo, haverá a explanação acerca de tais fenômenos. 

RESUMEN: Desde la década de 1970, el mundo observa la fragmentación, el hibridismo, la pluralidad y la miscigenación que vienen se haciendo presentes en las artes de la escena. La poesía contemporánea se siente libre de las reglas clásicas; el teatro ya no más obedece a las prescripciones de los “manuales” poéticos; desaparecen las fronteras entre los géneros; los artistas dejan de representar para el público para dialogar con él. Como consecuencia de esa evolución de las artes escénicas, emergen en las últimas décadas del siglo XX e inicio del siglo XXI en la escena brasileña los fenómenos derisibles, objetos de estudio de esa investigación, el Stand-up Comedy y el One-man Show. Se tratan de dos formatos, un humorístico, el otro teatral, que despuntaron en el escenario brasileño arrebatando la atención del público en espacios alternativos, teatros e, como no podría dejar de serlo, también en la internet. Una investigación que delimite y busque identificar las características fundamentales del Stand-up Comedy y del One-man Show brasileños, se hace necesaria no solamente por la ausencia de referenciales teóricos sobre los respectivos temas, pero también para comprender algunos aspectos de la escena brasileña e de la situación de la risa y del cómico dentro de ella. En el primer capítulo, será presentada una discusión sobre la comedia y la risa en la antigüedad clásica, teniendo los escritos de Platón y Aristóteles como punto de partida; en el segundo, se algunas de las principales teorías clásicas de la risa buscando identificar relaciones con el Stand-up y con el One-man Show; en el tercero, será trazado el panorama de escena teatral brasileña en que emergen los fenómenos citados y, en el cuarto capítulo, habrá la explanación alrededor de los fenómenos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1550297 - ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
Interno - 1288360 - NARA GRACA SALLES
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 13/10/2011 10:03
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