Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN MARIA ARAUJO DE CARVALHO

DISCENTE: LILIAN MARIA ARAUJO DE CARVALHO
DATA: 23/09/2011
LOCAL: Sala 21 - Departamento de Artes da UFRN

A SENSIBILIZAÇÃO DO MÚSICO PARA O CORPO CÊNICO: UMA EXPERIÊNCIA NO PAU E LATA PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO

Palavras-chaves: Corpo, Cena, Preparação Corporal, Criação Cênica, Educação Musical, Antropologia Teatral.

Key-words: Body, Scene, Corporal Preparation, Creation, Scenic, Musical Education, Theatrical Anthropology

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes

Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a sensibilização do percussionista para o corpo cênico a partir de uma proposta de intervenção cênica para o espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, baseados no tema das feiras livres. O lócus de investigação é o Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico, um projeto de extensão vinculado à Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, sob a coordenação da Prof.ª Dra. Valéria Carvalho. O Pau e Lata visa promover a formação musical dos participantes, bem como contribuir no processo educativo de formação da cidadania, através da organização de bandas rítmicas. O projeto é realizado em vários núcleos, sendo a UFRN o núcleo de referência e onde está sendo realizada a pesquisa. Nesse contexto compreendemos o espetáculo musical como um espaço propício para possibilidades perceptivas significativas, não apenas sonoras, mas também visuais para o espectador, através do músico e sua possibilidade corporal cênica. Para a realização da pesquisa propomos a realização de oficinas de preparação corporal com os músicos do Pau e Lata, tendo como referência o trabalho corporal da Antropologia Teatral, da Educação Musical, já vivenciada no Pau e Lata; além de outras estratégias como a apreciação de vídeos e a visita a feiras livres. Consideramos para a investigação a experiência dos participantes nessas situações as quais estão sendo registradas a partir da filmagem, de entrevistas e de anotações em diários de campo (do pesquisador e dos participantes da pesquisa). Até o presente momento, foram realizados doze encontros, a partir dos quais já podemos perceber mudanças no grupo, tanto no que se refere a uma presença cênica viva perceptível em cena, quanto a uma construção corpóreo-cênica para o espetáculo, proporcionando uma maior dinâmica de movimentos em cena. O passo seguinte desta investigação será analisar os dados disponíveis e produzir apontamentos/reflexões para a continuidade e aprofundamento do trabalho realizado pelo Pau e Lata, tendo a preparação corporal dos percussionistas uma referência significativa e articulada com o trabalho já desenvolvido de educação musical. Nessa perspectiva vislumbramos como conseqüência da pesquisa disponibilizar base teórico-metodológica que permita ampliar as perspectivas de produção do espetáculo musical e multiperceptivo, inclusive para ampliar o trabalho do Pau e Lata nos outros núcleos do projeto, além do núcleo da UFRN.

Abstract: The goal of this project is to investigate the percussionist sensibilization towards the scenic body, using a experiment of scenic intervention as the ground zero to the Sinfeiria em Três Movimentos spectacle, which is based on the street fair theme. The object of investigation is Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico, a academic extension project linked to the Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EMUFRN (Music School of the Federal University of Rio Grande do Norte), under the coordination of Dr. Prof Valéria Carvalho. Pau e Lata aims to promote the musical instructions of its members, as well as to contribute in the educational process of citizenship building from the organization of rhythmic bands. The project takes place on several nuclei in which the UFRN is the reference nucleus where the research going on. Given this context we understand the musical spectacle as the perfect circumstance to significant perceptive possibilities, not only sonorous, but also visual to the viewer, from the musician and its scenic possibility. To the research realization we propose the realization of body preparation workshops with the musicians from Pau e Lata, along with different strategies like video appreciation and visitation of street fairs. We also consider, for the investigation the experience of the participants in these situations which are being registered in video, interviews and journal writing. So far twelve meetings took place, from which we already can notice the evolution in the group concerning the scenic presence for the spectacle which brings a better dynamic of movement on the scene. The next step of this investigation will be to analyse the available data and come out with reflexions and notes to the continuity and deepening of Pau e Lata’s work. On this perspective we foresee as a consequence of the research to offer the theoretical and methodological base that allow to widen the perspectives of music spectacles productions, even to widen the  Pau e Lata’s work on the other nuclei of the project besides the UFRN.

Presidente - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Interno - 1288360 - NARA GRACA SALLES
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 14/09/2011 10:28