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Banca de DEFESA: SANDRO SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SANDRO SOUZA SILVA

DATA: 17/06/2011

HORA: 16:30

LOCAL: Sala 25 - Mini-auditório da Infra-Estrutura

TÍTULO:

DANÇANDO ÀS AVESSAS: Relatos de um processo de criação envolvendo antropologia teatral, “corpo sem órgãos” e aspectos da mítica hindu


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Arte de ator, processos criativos, corpo sem órgãos, mítica hindu

Key-Words: Art of the actor, creative processes, body without organs, Hindu myths


PÁGINAS: 121

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Artes

SUBÁREA: Dança

ESPECIALIDADE: Coreografia

RESUMO:

Resumo: O termo corpo sem órgãos está presente em um poema do escritor, ator e encenador francês Antonin Artaud, escrito em 1947 e intitulado: Para Acabar com o Julgamento de Deus. Busco, nesta dissertação, a partir do que chamamos escrita cênico- investigativa, problematizar este termo e suas relações possíveis com o teatro e também com alguns aspectos da mítica hindu. Uno à idéia do corpo sem órgãos  o corpo em transe  presente nas histórias de um mestre indiano chamado Caitanya Mahaprabhu. Estas idéias, juntamente com o desenvolvimento de práticas que partem de alguns princípios da Antropologia Teatral, são estímulos para um processo de criação que destaca o trabalho de preparação e criação corporal do ator. A articulação entre os conceitos e a prática suscitam discussões onde me coloco como ator-pesquisador em processo.

 Abstract: The term body without organs is present in a poem by the french writer, actor and director Antonin Artaud, written in 1947 and titled: To Have Done with the Judgement of God. I aim, in this work, from what we call investigative scenic writing, to problematize this term and its possible relations with the theater and also with some aspects of the Hindu myths. I unite the idea of the body without organs with the body in trance present in the stories of an Indian master named Caitanya Mahaprabhu. These ideas, along with the development of practices that come from some principles of Theatre Anthropology, are incentives for a creation process that highlights the work of preparation and creation of corporeal work of the actor. The relationship between the concepts and the practice raise discussions about where I stand as an actor-researcher in process.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALICE STEFÂNIA CURI - UnB
Interno - 1288360 - NARA GRACA SALLES
Interno - 2200162 - TEODORA DE ARAUJO ALVES
Notícia cadastrada em: 19/05/2011 17:46
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