PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: RUMMENIGGE MEDEIROS DE ARAÚJO - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RUMMENIGGE MEDEIROS DE ARAÚJO

DATA: 29/04/2011

HORA: 15:00

LOCAL: Sala 25 - Mini-auditório da Infra-Estrutura

TÍTULO:

GERALD THOMAS E A (DES)ENCENAÇÃO DO MUNDO: AS PAISAGENS VISUAIS COMO GRAFIA DE INTERTEXTUALIDADES, CITAÇÕES E HIPERTEXTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Paisagens Visuais, Pós-dramático, Hibridismo, Gerald Thomas

Key-Words: Visual Landscapes, Post-dramatic, Hybridism, Gerald Thomas


PÁGINAS: 159

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Artes

RESUMO:

Resumo: Esta dissertação de mestrado é fruto de uma inquietação pessoal sobre os “rumos” e a “forma” do teatro na contemporaneidade e a sua relação com as mídias na formação de organismos híbridos em termos gerais, e mais especificamente sobre como se organizam e se apresentam as possíveis ligações, e os diferentes níveis de contato existentes entre elas na construção da cena. O objetivo da pesquisa é estudar as ligações entre cena e mídia (projeção de imagens) na formação de organismos híbridos como sendo uma das características estéticas da condição pós-dramática do teatro contemporâneo no Brasil. Como estudo de caso, propõe-se investigar o conceito de paisagens visuais no contexto da obra do encenador brasileiro Gerald Sievers Thomas, mais especificamente suas encenações realizadas no Brasil no período que compreende a primeira década do século XXI, sendo Rainha Mentira (2007) o objeto empírico de análise, aplicação e discussão dos conceitos desenvolvidos no corpo do texto.

Abstract: This work is the result of a personal uneasy about the form and development taken by contemporaneous theater concerning its relationship with other media to create new hybrid organisms and organizing itself through new possibilities, connections, as well as with different levels of arrangements in the construction of the scene. The purpose of this research is to study the connections between the scene and the media within the context of the formation of hybrid organism which is the key element. That stands for an aesthetic characteristic of the post-dramatic condition of contemporary theatre in Brazil. Thus, this work will investigate the concept of visual landscapes within the context of Gerald Sievers Thomas’ work in Brazil in the period of the first decade of twenty-first century having the play Rainha Mentira (2007) (Queen Liar, 2007) as the main empirical object of analysis, discussion and application of the theoretical framework developed in the text.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1550297 - ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
Presidente - 1345775 - MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
Externo à Instituição - TÂNIA BRANDÂO - UFRJ
Notícia cadastrada em: 08/04/2011 12:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao