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Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRO SOUZA SILVA - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SANDRO SOUZA SILVA

DATA: 25/08/2010

HORA: 14:30

LOCAL: Mini Auditório - Sala 25 (Departamento de Artes)

TÍTULO:

“O Ator e seu Corpo Sem Órgãos: Uma Visão da Poética Artaudiana em um Processo de Criação que envolve a Prática Corporal do Ator e a Mítica Hindu”


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Arte de ator; processos criativos, corpo sem órgãos; mítica hindu

Key-Words: Art of actor, creative processes, body without organs; mythical Hindu


PÁGINAS: 60

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Artes

SUBÁREA: Dança

ESPECIALIDADE: Coreografia

RESUMO:

Resumo: O termo “corpo sem órgãos” está presente em um poema radiofônico do escritor, ator e encenador francês Antonin Artaud, escrito em 1947 e intitulado: “Para acabar com o juízo de deus”. Neste poema, Artaud questiona a noção de organicidade, enquanto organização, e expõe um pensamento transgressor que ao tratar da condição física do corpo chega à esfera social e comportamental da natureza humana. Busco um entendimento do termo e das suas relações possíveis com o teatro, especificamente com o trabalho do ator e a postura do mesmo diante de sua arte, e com a mítica hindu, a partir de uma personagem encontrada nas escrituras sagradas indianas, Caitanya Mahaprabhu. A presença de uma personagem que traz referencias míticas e inspira a prática ritual oferece uma perspectiva prática de entendimento da minha leitura do “corpo sem órgãos”. Apóio-me também na leitura que os filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, fazem do “corpo sem órgãos” artaudiano, quando levam para a filosofia a referência de Artaud e expandem essa idéia para outras áreas. Desse modo, coloco-me enquanto ator-pesquisador trazendo uma experiência de cinco anos de trabalho no grupo Família Marmota de Teatro, que realizava práticas contínuas de preparação de ator com base principalmente na Antropologia Teatral. A partir destas minhas experiências e de outras práticas e workshops experimentados durante a pesquisa, realizo um processo de criação solo em teatro, focado no meu trabalho de preparação e de construção cênica, usando como referência dramatúrgica o poema “Para acabar com o Juízo de Deus” e a coleção “Caitanya Caritamrta” que conta as histórias do santo bengali Caitanya Mahaprabhu, isto é, de um corpo hindu com suas histórias marcadas por transformações corporais e intensidades de alguém entregue ao amor pela divindade em que acredita, uma corporeidade repleta de transes, êxtases e narrativas transcendentais que, aqui nessa escrita cênico-investigativa, une-se à idéia do “corpo sem órgãos” e age no corpo do ator-pesquisador.

 Abstract: The term "body without organs" is present in a poem by the radiobroadcaster poem writer, actor and director Antonin Artaud French, written in 1947 and entitled: "To end the Judgement of God". In this poem, Artaud questions the idea of an organic unity being an organization and exposes a thought that goes beyond the limits by the physical condition when the body arrives at the behavioral and social sphere of human nature. I’m looking for an understanding of the term and its possible relations with the theater, specifically with the actor's work and attitude before his art, and the Hindu Mythologies, from a character found in Indian scriptures, Caitanya Mahaprabhu. The presence of a mythical character that brings referrals and inspires the ritual practice offers a practical perspective of understanding from my reading of "body without organs". I also sustain my studies by reading the philosophers Gilles Deleuze and Felix Guattari, when they take the Artaudian’s "body without organs" as a reference for philosophy and develop this idea to other areas. Thus, I put myself as an actor-researcher bringing five years of experience working in group named “Família Marmota de Teatro”, which performed the practice of preparing actor as an uninterrupted activity, based on Theatre Anthropology. From my experiences and other practical workshops during the research, i’m now realizing my solo carrier working with creation in theater, focused on scenic’s preparation and construction, using as reference the dramatic poem "To end the Judgement of God" and the collection "Chaitanya Caritamrta" which tells the stories of the Bengali saint Chaitanya Mahaprabhu, in other words, is a Hindu body with his stories known to suffer corporal transformations and the intensity of someone absorbed by the love for a divinity, which he believes in, a full embodiment of trances, transcendental ecstasies and narratives, written here in this scenic-investigative, getting the idea of  a "body without organs” acting on the body of the actor-researcher.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2200162 - TEODORA DE ARAUJO ALVES
Interno - 1672505 - NAIRA NEIDE CIOTTI
Externo ao Programa - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 24/08/2010 09:08
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