Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS GIANNINI CALDAS DANTAS

LOCAL: SALA 38D DEPARTAMENTO DE ARTES

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: UMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O ENSINO DE TEATRO

Teatro; Educação; Autobiografia.

A presente pesquisa parte da necessidade de problematizar um planejamento pedagógico para o Ensino de Teatro, numa perspectiva dialógica, a partir de uma ideia de ampliação dos conteúdos e práticas deste ensino e investigando a inserção nesse campo de trabalho das Narrativas Autobiográficas enquanto uma forma de repensar o próprio percurso, de estabelecer relações entre esse percurso pessoal e familiar e questões sociais, econômicas, políticas e culturais mais amplas, de trazer à tona a importância da memória. O desenho investigativo que se apresenta a partir da pesquisa Qualitativa nos conduziu a pensar uma abordagem metodológica que não expusesse apenas o diálogo freireano e sua relação com o Ensino de Teatro através das Narrativas Autobiográficas como fundamento para a realização da pesquisa. Desse modo, foi preciso compreender a realidade do aluno, para elaboração dos planos de aulas que proporcionassem a construção de conhecimento e ampliasse a visão e a sobre teatro; que não seria apenas de descrever uma prática, de estudar um caso, mas de dialogar com os sujeitos e construir a pesquisa junto com eles através da pesquisa ação. Nesse sentido, buscando focalizar nas situações específicas do cotidiano da Escola Estadual em Tempo Integral Ambulatório Cardeal Câmara, situada no município de Mossoró, RN, durante as aulas de Artes nas turmas dos 4º e 5º anos, a partir de um mergulho sobre o projeto “Minhas Narrativas”. A pesquisa está delineada detalhando uma descrição do lócus associando aos princípios freireanos durante a proposta pedagógica, discutindo o que é autobiografia e descrevendo sua proposta metodológica; além da apresentação da execução do projeto através de uma construção dialógica do ensino de Teatro, utilizando a preparação corporal para iniciação das narrativas autobiográficas e Jogos para a construção cênica do espetáculo. Além de analisar as dificuldades, facilidades, e o que mudou em relação ao ensino e a aprendizagem em Teatro.

Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Externo à Instituição - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO - UFPB
Notícia cadastrada em: 18/06/2018 15:21