PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: ALEXANDRE ARAÚJO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE ARAÚJO DE OLIVEIRA
DATA : 23/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Artes
TÍTULO:

MAPEAMENTO SENTIMENTO-EMOCIONAL DA OBRA CINZAS AO SOLO: URDIDURAS DE UMA CRIAÇÃO EM DANÇA.


PALAVRAS-CHAVES:

Emoção; sentimentos; processualidade; criação em dança; Cinzas ao Solo.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O texto ora apresentado é resultado da pesquisa de cunho teórico-prático de dissertação de mestrado com título Mapeamento Sentimento-emocional da Obra Cinzas ao Solo: urdiduras de uma criação em dança. A partir da discussão recorrente da atuação das emoções e suas expressões no âmbito da dança cênica ocidental, sobretudo, na contemporaneidade, traz à tona conceitos advindos das ciências cognitivas sobre emoção, sentimento, e sentimentos emocionais, abordados por estudiosos como António Damásio (2011) e Paul Ekman (2011). Tem por objetivos apontar como o entendimento proposto por esses autores pode configurar a construção de obras de dança contemporânea e discutir possíveis ferramentas de recuperação de estados emocionais para a performance da obra investigada por meio de mapeamentos dos sentimentos de emoções. Esta pesquisa tem como metodologia a análise qualitativa e processual da criação do Cinzas ao Solo, obra solística apresentada pelo autor. O texto está disposto da seguinte maneira: um primeiro capítulo introdutório ao tema das emoções e sentimentos tratados nas artes da cena, mais especificamente na dança, com base nos olhares lançados às próprias emoções e sentimentos por pesquisadores das ciências da mente. Em seguida, é apresentado o objeto da pesquisa: A investigação no modo como as emoções e não somente suas expressões operaram em um processo de criação em dança. Logo, é exposto o caminho metodológico que percorremos ao longo do escrito para, só então, serem anunciados os conceitos de emoções e sentimentos de modo mais aprofundados e já operacionalizados no capítulo II. No último capítulo é descrito como o jogo das emoções se deu durante a criação da obra Cinzas ao Solo, o que compreende os momentos de Respiro, que são os instantes finais nos quais há as apresentações públicas da obra em estudo. Por fim, trazemos as considerações finais, tecidas junto a reflexão gerada pela totalidade da experiência da pesquisa artístico-acadêmico. Nosso desejo é que esse trajeto escrito possa contribuir para o laborar e refletir de outros artistas, uma vez que tentamos, durante todo o percurso investigativo, lançar luz sobre alguns dos aspectos que consideramos mais importantes na feitura da dança cênica: as emoções e os sentimentos. Pois, seguramente, quanto mais consciência do funcionamento desses mecanismos presentes no corpo, melhor podemos velejar nas paisagens infindáveis da criação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Externo ao Programa - 2145914 - LAIS GUARALDO
Externo à Instituição - LARA RODRIGUES MACHADO - UFBA
Presidente - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES
Notícia cadastrada em: 06/02/2017 15:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao