PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE ARAÚJO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE ARAÚJO DE OLIVEIRA
DATA : 30/08/2016
HORA: 14:00
LOCAL: DEART
TÍTULO:

RASTROS EMOCIONAIS DE CRIAÇÃO EM DANÇA:O MAPEAMENTO SENTIMENTO-EMOCIONAL DA OBRA CINZAS AO SOLO


PALAVRAS-CHAVES:

Emoção; sentimentos; processualidade; criação em dança; Cinzas ao Solo


PÁGINAS: 57
RESUMO:

O texto ora apresentado é resultado provisório da pesquisa de cunho teórico-prático de dissertação de mestrado com título Rastros Emocionais De Criação Em Dança: o mapeamento sentimento-emocional da obra Cinzas ao Solo. A partir da discussão recorrente da atuação das emoções e suas expressões no âmbito da dança cênica ocidental, sobretudo, na contemporaneidade, traremos à tona conceitos advindos das ciências cognitivas sobre emoção,sentimento, e sentimentos emocionais, trazidos por António Damásio e Paul Ekman, para discutir possíveis ferramentas de recuperação de estados emocionais para a performance da obra investigada por meio de mapeamentos dos sentimentos de emoções. Esta pesquisa tem como metodologia de frente, a análise qualitativa e processual da criação do Cinzas ao Solo, obra solística apresentada pelo autor. O escrito para este momento da qualificação está disposto da seguinte maneira: uma parte introdutória ao tema das emoções e sentimentos tratados na arte da dança, a partir dos olhares lançados às próprias emoções e sentimentos pelos pesquisadores das ciências da mente, Antônio Damásio e Paul Ekman. Em seguida, é apresentado o objeto da pesquisa em desenvolvimento: A investigação no modo como as emoções operam em um processo de criação em dança. Logo, é apontado um caminho metodológico que nos acompanhará ao longo do escrito para, só então, ser anunciado, no capítulo Imersão, os conceitos de emoções e sentimentos de modo mais operacionalizado. Vale ressaltar, que este capítulo, além de trazer à tona os conceitos de emoções e sentimentos já mencionados, descreve o envolvimento dos artistas nos cenários de natureza exuberante experienciados durante este primeiro momento da obra, tendo como principais aportes de registro, o diário de bordo e as fotografias feitas pelo artista fotográfico Morvan França. Por último, encontramos nos escritos de Fayga Ostrower e Cecília Salles, o acolhimento conceitual para nos fazer refletir as imersões e a processualidade da criação em dança.

.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Externo ao Programa - 2145914 - LAIS GUARALDO
Presidente - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO
Notícia cadastrada em: 12/08/2016 11:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa17-producao.info.ufrn.br.sigaa17-producao