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Banca de DEFESA: ILDISNEI MEDEIROS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILDISNEI MEDEIROS DA SILVA
DATA: 21/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 22 - CENOTEC - DEART - UFRN
TÍTULO:

Ensino de Teatro e Diálogo Freireano: Uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN.


PALAVRAS-CHAVES:

Diálogicidade. PIBID-Teatro. Planejamento Pedagógico.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Cenografia
RESUMO:

O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAROLINA VIEIRA SILVA - UFC
Interno - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Notícia cadastrada em: 17/12/2015 11:41
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