PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: LUIZ RENATO GOMES MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ RENATO GOMES MOURA
DATA: 24/02/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 25 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

A Iluminação Cênica no Trabalho do Ator de Teatro


PALAVRAS-CHAVES:

Iluminação cênica; Ator; Teatro colaborativo.

Key-Words: Stage Light, Actor; Collaborative theater.


PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

A presente pesquisa tem como foco principal, investigar como a iluminação cênica pode ser articulada no processo de criação do ator de teatro. Para chegarmos a essa reflexão, se faz necessário compreendermos o espaço da sala de ensaio, no qual o ator trabalha, como um lugar em que sua função recebe influências dos demais artistas que estão também criando o espetáculo. São analisados três processos colaborativos da Cia. de Teatro Engenharia Cênica: “Irremediável”, “Doralinas e Marias” e “O Menino Fotógrafo”, com a finalidade de compreendermos que, o teatro colaborativo potencializa o cruzamento e a troca de experiências na sala de ensaio, colaborando ativamente para a formação dos sujeitos envolvidos na criação. A pesquisa propõe uma investigação de como o processo criativo da iluminação cênica ganhou espaço na encenação teatral e evidencia principalmente como se dá sua criação “co-evolutiva” com o processo criativo do ator. 

 Abstract:This research aims to investigate how the stage lighting can be articulated in the creation of theater actor process. To we reach this reflection, it is necessary to understand the space of the rehearsal room, where the actor works as a place where their function receives influences of other artists who are creating the spectacle.Collaborative processes are analyzed three Cia de Teatro Engenharia Cênica: “Irremediável”,   “Doralinas e Marias” e “O Menino Fotógrafo”, aiming to understand the collaborative theater potentializes, the intersection and the exchange of experiences in the rehearsal room, collaborating actively for the training of persons involved in creating the show. The research proposes an investigation of how the creative process of stage lighting is gaining ground in the rehearsal room in the language of theater directing, showing mainly how is your "co-evolutionary" creation with the creative process of the actor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDUARDO TUDELLA - UFBA
Presidente - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 11/02/2014 18:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao