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Banca de DEFESA: ISABELLE INGRID FREITAS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLE INGRID FREITAS RODRIGUES
DATA: 07/02/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Teatro Jesiel Figueiredo DEART
TÍTULO:

CRIAÇÃO EM PROCESSO NO

ESPETÁCULO ETHNOTRON-GHETTO EXPERIMENT


PALAVRAS-CHAVES:

cultura popular, música, dança, história da dança paraibana, processos de criação.

 


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança
ESPECIALIDADE: Execução da Dança
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo investigar o processo criativo do espetáculo Ethnotron-Ghetto Experiment, do coletivo paraibano Tribo Éthnos, fundado na década de 1990 e ainda em atividade. A estratégia metodológica se dá através de estudos descritivos, valendo-se da teoria e prática de diversas linguagens artísticas presentes na obra apontada: artes visuais, performance, literatura e histórias em quadrinho; em ações realizadas pelo coletivo ao longo dos anos, objetivado decrever e analisar o processo de criação do como já apontado do espetáculo de dança Ethnotron-Ghetto Experiment, através da minuciosa coleta de dados por meio entrevistas abertas e semiestruturadas e da pesquisa e também da captação de materiais audiovisuais. A Tribo Éthnos destaca-se na cena local na cidade de João Pessoa  e estadual, na Paraíba, visto que, nesse longo percurso de existência do coletivo, além da preocupação em fundir muitas formas artísticas bem como os artistas da Paraíba, aglutina pessoas que fazem arte em outros países e faz das danças urbanas algo instigante e esteticamente apreciativo ISTO É UMA REDUNDANCIA CREIO. A Tribo ainda preocupa-se com a troca de saberes através de palestras, oficinas, cursos e intercâmbios. A dissertação investiga o processo de criação dos artistas e, especificamente, dos dançarinos utilizando-se principalmente do conceito work in progress, proposto por Renato Cohen, e aplicado ao espetáculo estudado. Apresentam-se descrições dos movimentos coreográficos, do espetáculo de dança paraibano Ethnotron-Ghetto Experiment, de dança de rua da Era Funky, especificamente, com estilos como popping, waving, animation, strobing, floatine/ slidini, tiokine, trebing, breaking, waving, sliding, entre outros; porque estes são parte integrante do processo de criação. Tais estilos remetem ao ilusionismo ou mimetismo, sugerindo em seus movimentos truques, câmeras lentas, flutuações com os pés, entre outros. O coletivo, através do espetáculo, busca a integração dos corpos, procura uma libertação individual e sugere uma sensação de querer voar nas coreografias/cenas. Abordam-se os aspectos do processo criativo: o espaço cênico, o trabalho corporal, a sonoplastia e a roupa/indumentária. Trabalha-se o conceito do corpo virtual de José Gil no aspecto do corpo cênico. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1288360 - NARA GRACA SALLES
Interno - 2200162 - TEODORA DE ARAUJO ALVES
Externo à Instituição - GUILHERME BARBOSA SCHULZE - UFPB
Notícia cadastrada em: 29/01/2014 09:45
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