PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILBERTO DA SILVA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILBERTO DA SILVA MENDES
DATA: 31/10/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 25 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

Ficcionalização do drama da seca e subjetivação política: um estudo teórico-prático a partir do trabalho da Cia. Engenheiros da Arte.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: drama, estética, política, história, ficção

Key-Words: drama, aesthetics, politics, history, fiction


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

RESUMO: A pesquisa investiga a relação ficção / história, estética / política, processo dramatúrgico / cultura, na reescrita do fato histórico da seca no Nordeste. Recupera a emergência, a partir do final do século XIX, de um mundo figurativo sobre o sofrimento da seca, centrado na figura do retirante, que agencia estruturas de sentimento em torno dessa questão social, com o intuito de apontar para uma consciência política das fronteiras entre o lugar da arte e sua dimensão social. Essa reflexão se desdobra em dois procedimentos, a saber: primeiro, analisar a peça Campo de Concentração de 32, de Valdecy Alves, encenada anualmente pela Cia. Engenheiros da Arte, em Senador Pompeu, Ceará, que atualiza a memória social referente à experiência da seca de 1932 naquela região; segundo, realizar um experimento de criação dramatúrgica que retoma a figura do retirante, reposicionando-a conforme a problematização acerca da fronteira arte e sociedade. 

 ABSTRACT: The research investigates the relation between fiction / history, aesthetics / politics, dramaturgy / culture in writings about the historical experience of drought in Northeast, Brasil. First, it searches for the emergence, at the end of nineteenth century, of images of the suffering caused by the drought – specially the image of the “retirante”, that evoque feelings towards the social question of drought, aiming to point to a political consciousness of the limits between art and its social dimension. This investigation constitutes a base to: first, analyses the play Campo de Concentração de 32, by Valdecy Alves, produced by Cia. Engenheiros da Arte, in Senador Pompeu, Ceará, which articulates social memory about the 1932 drought in that region; second, write a play the recreates the figure of the retirante considering the questions about  art and society previously developed. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Presidente - 1550297 - ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 336185 - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Notícia cadastrada em: 29/10/2013 14:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa16-producao.info.ufrn.br.sigaa16-producao