PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ RENATO GOMES MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ RENATO GOMES MOURA
DATA: 01/10/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 20 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

A iluminação cênica no trabalho do ator: cruzamentos de experiências na sala de ensaio.


PALAVRAS-CHAVES:

sala de ensaio; iluminação cênica; interpretação teatral; teatro colaborativo

Key-Words: the rehearsal room, scenic lighting, theatrical interpretation; collaborative theater


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

A presente pesquisa tem como foco principal investigar como a iluminação cênica pode ser articulada no processo de criação do ator. Para chegarmos a essa reflexão, se faz necessário compreendermos o espaço da sala de ensaio, no qual o ator trabalha, como um lugar em que sua função recebe influências dos demais artistas que estão também criando o espetáculo. As experiências dos artistas responsáveis por articular as concepções de luz e demais elementos cênicos, acabam por influenciar o processo criativo do ator na construção da personagem e na improvisação de cenas. É objetivo dessa pesquisa, refletirmos também sobre o processo criativo da iluminação cênica na sala de ensaio, evidenciando principalmente como se dá sua criação “co-evolutiva” com o processo criativo do ator. Finalizamos com uma análise dos três principais espetáculos da Cia. de Teatro Engenharia Cênica: Irremediável, 2007; Doralinas e Marias, 2009; O Menino Fotógrafo, 2011, com intuito de compreendemos que o teatro colaborativo potencializa o cruzamento e a troca de experiências na sala de ensaio, colaborando ativamente para a formação dos sujeitos envolvidos na criação do espetáculo, o que possibilita a insurgência de hibridizações entre funções, trazendo um ator-iluminador como um exemplo a ser investigado.

Abstract:  This research focuses primarily investigate how light can be articulated in the creation process of the actor. To get to this reflection, it is necessary understand the space of the rehearsal room, in which the actor works as a place where their function receives influences of other artists who are also creating the spectacle. The experiences of the artists responsible for articulating the conceptions of light and other scenic elements, they influence the creative process of the actor in the construction of personage and improvisation scenes. It is the aim of this research, also reflect on the creative process of Lighting Theatre in the rehearsal room, showing mainly as it is created "co-evolutionary" with the actor's creative process. We end with an analysis of the three main shows Cia. de Teatro Engenharia Cênica: Irremediável, 2007; Doralinas e Marias, 2009; O Menino Fotógrafo, 2011, in order to understand the collaborative theater enhances the crossing and exchange of experiences in the rehearsal room, collaborating to actively the formation of the individuals involved in the creating the show allowing the insurgence of hybridizations between functions, bringing an actor-illuminator as one example to be investigated.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 346478 - MARTA MARIA CASTANHO ALMEIDA PERNAMBUCO
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 24/09/2013 11:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao