PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE INGRID FREITAS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLE INGRID FREITAS RODRIGUES
DATA: 12/09/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 19 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

A importância do hip hop enquanto cultura popular na criação do espetáculo Ethnotron-Guetto Experimet.


PALAVRAS-CHAVES:

cultura popular, música, dança, história da dança paraibana, processos de criação.

Key-Words: Popular culture, music, dance, history of the dance paraibana, process of the creation.



PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança
ESPECIALIDADE: Execução da Dança
RESUMO:

A dissertação aborda o histórico do coletivo paraibano intitulado Tribo Ethnos que desde a década dos anos 90 até os dias de hoje vem desenvolvendo trabalhos de diversas linguagens artísticas como artes visuais, performance, literatura, quadrinhos, entre outras expressões, priorizando a música e a dança como linguagem artística. A tribo Éthnos destaca-se na cena local, estadual, e internacional porque no longo percurso de existência do coletivo, além da preocupação de fundir as artes, aglutina pessoas de culturas estrangeiras e faz das danças urbanas algo instigante e apreciativo esteticamente. A tribo ainda preocupa-se com a troca de saberes através de palestras, oficinas, cursos e intercâmbios. O coletivo ainda lida com dificuldades de apoio público, de estrutura, de tempo e de manutenção de integrantes.Investigo o processo de criação dos artistas entendendo o hip hop, força motriz do trabalho do grupo, enquanto cultura popular na criação do espetáculo Ethnotron-Guetto. Apresento o roteiro do espetáculo de dança Ethnotro-Guetto Experiment, abordando descrições detalhadas de movimentos de dança de rua da Era Funk, do Hip Hop, especificamente, estilos como poping, waving, animation, strobing, floatine/ slidini, tiokine, trebing, breaking, waving, sliding. Esses estilos remetem ao ilusionismo ou mimetismo que sugerem em seus movimentos truques, câmeras lentas e flutuações com os pés. Descrevo as expressões das coreografias, no contexto, de subúrbio, dos becos e ruelas. O coletivo busca a integração dos corpos, procuram uma libertação individual promovendo uma sensação de voo. Abordo e analiso aspectos do processo criativo: os espaços cênicos, o trabalho corporal, a sonoplastia, a roupa/indumentária.

ABSTRACT: The dissertation discusse the historical of the collective of Paraiba called Tribo Ethnos, which since the late 90s to the present day has been developing a variety of artistic works such as visual arts , performance, music, literature, comics, but prioritizes music and dance as artistic expression. The "Tribe Ethnos" stands out in the local scene , state and international because in this long journey of the collective existence, beyond the concern of merging many arts, brings together people from other cultures and proposed urban dances provoking and aesthetically interesting. The tribe also is concerned with the exchange of knowledge through lectures, workshops, courses and exchanges. The collective also deals with problems of public, structure, time, maintenance of other members. Investigate the processes and creations of artists sense hip hop, driving force of the collective work, while popular culture of creating the Ethnotron-Ghetto Experiment. Introduce the script for the dance show dança Ethnotro-Guetto Experiment addressing detailed descriptions of movements of street dance Era Funk , of hip hop , specifically, the styles with popping, waving, animation, strobing, floatine / slidini, tiokine, trebing, breaking, waving and sliding.These styles refer to the illusionism or mimicry that suggesting in his movements tricks, slow motion, fluctuations with feet. The show seeks to integrate the bodies , seeking an individual liberation promoting a sense of flight . Aboard and discuss aspects of the creative process as components of a scenario: the scenic area, body work, the sound effects and clothing/costumes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1288360 - NARA GRACA SALLES
Interno - 1826425 - RUBEN FIGAREDO FERNANDEZ
Interno - 2200162 - TEODORA DE ARAUJO ALVES
Externo à Instituição - GUILHERME BARBOSA SCHULZE - UFPB
Notícia cadastrada em: 12/09/2013 14:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao