PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIQUE DIAS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIQUE DIAS DE OLIVEIRA
DATA: 16/09/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 20 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

ENTRE ECOS E NARCISOS: Um estudo sobre a prática teatral com adolescentes - Projeto de Extensão na Escola de Ensino Médio.


PALAVRAS-CHAVES:

adolescente, teatro, projeto de extensão, empoderamento, protagonismo

Key-Words: teenager, theater, extension project, empowerment, leadership


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

Esta dissertação tem como tema de estudo, o ensino de teatro e suas implicações na vida dos adolescentes no mundo contemporâneo. Analisando o projeto de extensão “A arte dramática na construção da cidadania”, desenvolvido na Escola Estadual Berilo Wanderley, Natal/RN, entre os anos de 1999 e 2005, com estudantes adolescentes do Ensino Médio. Trata-se de um Estudo de Caso cujo objetivo é compreender “como” e “por que”, eles/elas optaram pelo fazer teatral desvinculado da grade curricular e mesmo concluindo seus estudos continuaram desenvolvendo a prática artística, inclusive participando ativamente do contexto cultural da cidade de Natal, tanto no aspecto da fruição como na atuação artística, política, social e pedagógica. O projeto em estudo foi significativo para os seus participantes, para a escola e para a comunidade, gerando um reconhecimento da relevância da produção artística-pedagógica na escola pública, por potencializar saberes para conhecer, fazer, ser e conviver, mas principalmente por ações de protagonismo juvenil desencadeadas pelos atores-adolescentes em seus espaços de convivência. O processo empírico desenvolvido se insere num contexto histórico contemporâneo onde se operaram mudanças de paradigmas educacionais, onde categorias como empoderamento e protagonismo juvenil se tornaram chaves para a sociedade do século XXI. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as relações entre a dimensão pedagógica da prática teatral com adolescentes, em sua articulação com as dimensões estrutural e epistemológica, para identificar elementos de empoderamento e protagonismo juvenil, visando aprofundar a discussão sobre o papel do teatro na formação do sujeito na perspectiva de contribuir com outras práticas de ensino de teatro e de educação em geral.

Abstract: This dissertation is the subject of study, teaching theater and its implications in the lives of teenagers in the contemporary world. Analyzing the extension project "The dramatic art in building citizenship", developed in the State School Berilo Wanderley, Natal / RN, between the years 1999 and 2005, among students of high school. This is a case study whose purpose is to understand "how" and "why" they / them opted for theater making disengaged from the curriculum and even completing his studies continued to develop artistic practice, including actively participating in the cultural context of Natal, both in the aspect of enjoyment in acting as artistic, political, social and educational. The project under study was significant for its participants to the school and the community, generating a recognition of the importance of artistic production-teaching in public schools, by enhancing knowledge to know, do, be and live, but mainly actions youth leadership triggered by actors teenagers in their living spaces. The empirical process developed is part of a contemporary historical context in which it operated changing educational paradigms, where categories such as empowerment and youth participation have become key to the society of the XXI century. The objective of this research is to reflect on the relationship between the pedagogical dimension of theatrical practice with adolescents in their articulation with the structural and epistemological dimensions, to identify elements of empowerment and youth leadership, to deepen the discussion on the role of theater in the formation of subject in order to contribute to other teaching practices of theater and education in general.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Presidente - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interno - 7348035 - VERA LOURDES PESTANA DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 12/09/2013 15:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao