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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE LUIZ RODRIGUES BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE LUIZ RODRIGUES BEZERRA
DATA: 09/09/2013
HORA: 19:00
LOCAL: Sala 25 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

Regional de Performance BodeArte: encontros, coletividade e política na performance do Rio Grande do Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Performance Arte; Circuito BodeArte; Coletividade; Encontro; Política.

Key-Words: Performance Art; Circuito BodeArte; Collectivity; Encounter; Politic.


PÁGINAS: 276
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

RESUMO: Esta dissertação tem por objetivo voltar-se à estrutura do evento Circuito Regional de Performance BodeArte, para pensar, desde seu formato conceitual até seu acontecimento e limitações práticas, como ele em sua proposta aponta questões relevantes para a compreensão da performance brasileira na contemporaneidade. A partir desta proposição a dissertação organiza-se em três capítulos pautados em quatro aspectos, a saber: as metáforas conduzidas pelo uso do termo performance, a retomada dos acontecimentos na ocorrência do Circuito BodeArte, a apresentação de suas escolhas conceituais, e o diálogo crítico entre estas escolhas e outras propostas teóricas. As estruturas metodológicas para tanto são de caráter qualitativo, e tomam como base materiais impressos, textos, programas, blog, vídeos, fotografias, entrevistas, palestras e fóruns, além de nossa própria memória como produtor e performer do evento, procurando através destes estabelecer pontos de organização epistemológica da proposta do Circuito, ampliando-os e discutindo-os. Nesse intuito propomos que a metodologia de construção de nossa leitura das características e proposições do CRPB, seja um esforço extemporâneo (NIETZSCHE, 1983) para não localizar-se no ponto de construção escrita de uma ficção histórica sobre os acontecimentos decorridos no Circuito BodeArte, mas um espaço de leitura dos movimentos que provoca, das questões que incita, das fraturas e distorções que imputa, dos deslocamentos que podemos juntos a suas propostas alvitrar. Buscamos, através desta travessia, constituir um espaço de criação de ferramentas conceituais para a discussão de leituras da produção em performance como crescente e profícuo campo de criação em arte, inter-relacionando teoria e prática na emergência de outros cenários de compreensão e contextualização da performance arte na contemporaneidade.

ABSTRACT: This dissertation aims to look into the structure of the event Circuito Regional de Performance BodeArte[1] to think how it collaborate with its proposal providing theoretical points to relevant questions to the comprehension of Brazilian performance art in contemporaneity, since its conceptual format until its occurrence and practical limitations. From this proposition the dissertation is organized into three chapters guided for four aspects, namely: the metaphors conducted by the use of the term performance, the resumption of the events encompassed on the occurrence of Circuit BodeArte, the presentation of its conceptual choices, and the critical dialogue between these choices and other theoretical proposals. The methodological structures moved for this organization are qualitative, and have been formed from printed materials, texts, festival programs, blog, videos, photos, interviews, lectures and forums, plus our own memory as a producer and performer of the event, looking through these set points of the epistemological organization contained on the proposal of the Circuito, expanding and discussing them. To that end we propose that the methodology for building our reading of the characteristics and propositions of the CRPB, be a extemporaneous effort (Nietzsche, 1983), to not locate our research as a writing construction of a historical fiction about the events elapsed at the Circuito BodeArte, but a reading space of the movements that it provokes, the questions and issues that it encourages, fractures and distortions that it imputes, displacements we can suggest together with its proposals. We sought, through this journey, to compose a space for creation of conceptual tools for the discussing of different readings to the production of works in performance art as a growing and profitable field of artistic creation, interrelating theory and practice in the research of other emergency scenarios of understanding and contextualization of performance art in contemporaneity.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARTUR MATUCK - USP
Interno - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARIA BEATRIZ DE MEDEIROS - UnB
Presidente - 1672505 - NAIRA NEIDE CIOTTI
Notícia cadastrada em: 14/08/2013 15:55
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