PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE MEDEIROS CAVALCANTI

DISCENTE: ALINE MEDEIROS CAVALCANTI
DATA: 31/10/2011
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

INFLUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DO MÉTODO PILATES NO DESEMPENHO MUSCULAR RESPIRATÓRIO DE IDOSAS – ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO RANDOMIZADO

Envelhecimento; Músculos respiratórios; Pilates

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A redução da capacidade fisiológica presente no processo de envelhecimento acarreta declínios marcantes na função pulmonar, podendo afetar potencialmente a vida dos indivíduos idosos. O exercício físico é conhecido por promover diversas alterações positivas no âmbito físico e mental das pessoas, protegendo a função cerebral e melhorando a função cognitiva - fatores importantes para um envelhecimento saudável. O objetivo desse trabalho foi investigar se um programa de exercícios baseados nos princípios do Método Pilates, tem influência no desempenho muscular respiratório de idosas. Trata-se de um estudo clínico controlado e randomizado, onde foram avaliadas 30 idosas com idades entre 65 e 80 anos, sendo a média da idade de 71,19 (± 4,54) anos, saudáveis, sedentárias, sem deficiência cognitiva, aptas à prática de atividade física e que não tinham história de doença respiratória prévia; matriculadas na Universidade Aberta para Terceira Idade (UnATI) da Universidade Potiguar (UnP) em Natal-RN. A amostra foi dividida em 2 grupos, um Grupo Experimental com 15 idosas que fizeram exercícios baseados nos princípios do Método Pilates e um grupo controle (15) que não foi submetido aos exercícios, mas recebeu cartilhas educativas sobre o envelhecimento e cuidados com a saúde. Os indivíduos envolvidos foram avaliados inicialmente e após um período de três meses, levando-se em conta a medida da Capacidade Vital Forçada (CVF) e do Pico de Fluxo Expiratório (PFE) obtidos através da Espirometria, a Pressão Inspiratória Máxima (PImáx) e Pressão Expiratória Máxima (PEmáx), obtidos através da Manovacuometria e a intensidade da atividade eletromiográfica que foi medida usando-se os valores do Root Mean Square (RMS), para os músculos Diafragma e Reto abdominal. Os dados foram analisados utilizando-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 17.0 para Windows. Para todos os testes foi utilizado um nível de significância ou p valor < 0,05 e intervalos de confiança de 95%.

Presidente - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Interno - 1545315 - GUILHERME AUGUSTO DE FREITAS FREGONEZI
Interno - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Notícia cadastrada em: 27/10/2011 11:27