Banca de DEFESA: SWELTTON RODRIGUES RAMOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SWELTTON RODRIGUES RAMOS DA SILVA
DATA : 19/08/2022
HORA: 16:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Utilização de protocolo de avaliação do nível de deterioração precoce (NEWS) em pacientes com covid-19 na intervenção da equipe fisioterapêutica em um hospital campanha da Paraíba.


PALAVRAS-CHAVES:

covid-19; escore de alerta precoce; fisioterapia.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A covid-19 é uma doença ocasionada pelo coronavírus, uma patologia multisistêmica, inflamatória  que acomete principalmente o sistema respiratório, cardíaco, podendo  desencadear síndrome do desconforto respiratório, alterando múltiplos e de diversas formas os sinais fisiológicos, geralmente identificados de forma tardia, aumentando os riscos de paradas cardiorrespiratórias e até o óbito. Dessa forma, existem instrumentos que conseguem avaliar os sinais vitais diante do risco iminente. O NEWS foi desenvolvido como ferramenta de fácil aplicabilidade e com o objetivo de uniformizar e padronizar a avaliação e a resposta aos pacientes em deterioração diante os sinais fisiológicos apresentados durante a avaliação e podendo antecipar em termos de diagnóstico de deterioração precoce e terapêutica. Objetivos: o objetivo primário é avaliar a capacidade de predição da National Early Warning Score (NEWS) para estratificação de risco de gravidade em admissão de pacientes com diagnóstico de covid-19, além de analisar a tomada de decisão clínica fisioterapêutica a partir desse score. Método: uma corte transversal, retrospectivo e de caráter analítico, exploratório em amostra de 195 pacientes internos em hospital de campanha ao enfrentamento da covid-19 entre jun0 de outubro de 2021. Elegíveis pacientes acima de 18anos,de ambos os gêneros, com sinais, sintomas e diagnostico clinico e testagem rápida positiva para covid-19, encaminhados e admitidos no hospital de campanha, que realizaram intervenções fisioterapêuticas. Foram excluidos pacientes em cuidados paliativos ou casos cirúrgicos, AVE agudo, DPOC e asma exacerbado. A coleta foi feita nos prontuários físicos e eletrônicos, (TiMed) e um formulário de coleta de dados composto por blocos com as variáveis de interesse: dados demográficos e de admissão e permanência hospitalar, epidemiológicos, variáveis e parâmetros fisiológicos aferidos no escore NEWS e a tomada de decisão fisioterapêutica apontada. As variáveis desfecho serão tomadas quanto a capacidade de escore de risco de gravidade do NEWS e a relação desses com a tomada de decisão clínica fisioterapêutica. Foram identificados 195 prontuários de admissões com avaliação do NEWS escore, entretanto 21 pacientes foram excluídos dos resultados por apresentarem em seu diagnóstico clínico DPOC, idade 61anos (61,37±19,9), 59,9% homens, HAS (39%) e doenças cardiovasculares (8,9%) os antecedentes mais comuns, pelo NEWS, 30,5 e 26,4% dos pacientes apresentaram risco médio e alto sendo a frequência respiratória e saturação periférica de oxigênio os sinais mais afetados. O NEWS foi associado positivamente a introdução de oxigenioterapia (p=0,005) e ventilação não invasiva (p=0,035) pela equipe de fisioterapia em pacientes com baixo risco.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149619 - SELMA SOUSA BRUNO
Externo ao Programa - 2419223 - GERSON FONSECA DE SOUZA - UFRNExterna à Instituição - RENATA RAMOS TOMAZ BARBOSA
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 16:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao