PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAITHÊ AVELINO SALUSTIANO

DISCENTE : MAITHÊ AVELINO SALUSTIANO
DATA : 23/02/2022
LOCAL: videoconferência

ASSOCIAÇÃO ENTRE A IDADE DA MENOPAUSA E A FUNCIONALIDADE DE MULHERES IDOSAS: UMA ANÁLISE DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE 2013

Menopausa. Função Física. Envelhecimento

Introdução: A menopausa marca o fim do período reprodutivo da mulher e ocorre em média entre os 48 e 52 anos. Ela pode ser classificada como prematura se acontece antes dos 40 anos, precoce antes dos 45 anos e tardia após os 55 anos. Estudos anteriores têm sugerido que a menopausa prematura ou precoce está associada com piores resultados de funcionalidade em mulheres pós-menopausadas, porém resultados divergentes têm sido relatados. Objetivo: Este estudo objetiva investigar a associação da idade de menopausa e a funcionalidade de mulheres idosas a partir de dados da Pesquisa Nacional em Saúde (PNS) de 2013. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com uma amostra de 5148 mulheres com 60 anos ou mais. As participantes foram classificadas de acordo com a idade da menopausa (<40 anos, entre 40 e 44 anos, 45 e 49 anos, 50 e 54 anos e 55 anos ou mais) e quanto à presença de dificuldade em realizar as Atividades Básicas de Vida Diária (ABVDs) (comer, tomar banho, deitar-levantar, sentar-levantar, usar o banheiro, vestir-se e andar) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) (fazer compras, administrar finanças, tomar remédios, ir ao médico e sair sozinho). As participantes também foram avaliadas quando aos dados socioeconômicos, hábitos de vida, presença de doenças crônicas e sintomatologia depressiva. A relação entre a idade da menopausa, a presença de dificuldade nas AVDs e as demais variáveis do estudo foram analisadas por meio do teste Qui-quadrado, considerando p<0,05. Resultados: As mulheres com menopausa antes dos 40 anos apresentaram maior prevalência de dificuldade tanto para ABVDs (26,2%) quanto para AIVDs (50,1%) que os demais grupos (14,7 a 17,5% para ABVDs e 30,2 a 34,9% para AIVDs, p<0.001). A idade da menopausa prematura e precoce também foi estatisticamente associada UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA Av. Campus Universitário – Lagoa Nova - Natal-RN, CEP 59078-970 Telefax: (84) 3342-2003 E-mail: ppgfis@ufrn.br à maior prevalência de tabagismo (p=0,003) e a menopausa prematura associada à maior prevalência de insuficiência renal crônica (p=0,030). A maior prevalência de dificuldade nas AIVDs e ABVDs também foi estatisticamente associada a uma maior porcentagem de consumo de álcool (p<0,001) e a quem nunca fez uso de terapia de reposição hormonal (p=0,001). Conclusão: Espera-se que os resultados do presente estudo possam fornecer informações a nível nacional sobre a associação da funcionalidade de mulheres idosas com a idade da menopausa, contribuindo para o planejamento e promoção de saúde da população feminina.

Interno - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Externo à Instituição - DAMIAO ERNANE DE SOUZA - IBGE
Presidente - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Notícia cadastrada em: 04/02/2022 09:28