PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELY AZEVÊDO GONÇALO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELY AZEVÊDO GONÇALO SILVA
DATA : 21/02/2022
LOCAL: videoconferência

Eficácia do treinamento muscular inspiratório domiciliar em pacientes pós-covid-19: ensaio clínico randomizado.

Espirometria, covid-19, força muscular respiratória.

INTRODUÇÃO: A doença por coronavírus 2019 (COVID-19), causada pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) do coronavírus 2 (SARS-CoV-2) ultrapassou o número global de 119.603.761 casos, com mais de 2.649.722 mortes relatadas. Existem evidências suficientes para uma possível Síndrome pós-covid-19, designando sequelas com sintomas persistentes.  O treinamento muscular respiratório melhora a força muscular respiratória, a capacidade de exercício, a espessura do músculo diafragma e a dispneia em várias populações de paciente, especialmente naqueles com maior redução de força muscular respiratória basal. OBJETIVO: Avaliar a eficácia de um protocolo de treinamento muscular inspiratório domiciliar na melhora da força muscular respiratória, dispneia e qualidade de vida de pacientes pós-Covid-19. MATERIAS E MÉTODOS: Trata-se de um ensaio clínico, controlado, randomizado e cego, que será realizado no Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O tamanho amostral será realizado através do software GPower versão 3.1.9.2 (Kiel, Alemanha) para Windows e será estabelecida após a realização de estudo piloto com 5 participantes em cada grupo (total de 10 sujeitos) para um teste ANOVA two-way hipotético, utilizando-se a variável principal a Pressão Inspiratória Máxima (PImáx.). Os sujeitos incluídos na pesquisa passarão por três momentos de avaliações: Pré-treinamento (Inicial), Pós-Treinamento (6 semanas) e Teste de Retenção (24 semanas) para ficha de avaliação clínica, medidas antropométricas, força muscular respiratória, volumes e capacidades pulmonares, dispneia, percepção de esforço e fadiga, força de preensão manual, teste de caminhada de seis minutos, ansiedade e depressão, estado funcional pós-covid. Após a avaliação inicial, todos os voluntários receberão um aparelho POWERbreathe® (POWERbreathe®, HaB Ltd, Southam, UK), para realização do treinamento. RESULTADOS ESPERADOS: disponibilizar um tratamento seguro, eficaz e de fácil execução para pacientes pós-covid-19.

Externo ao Programa - 1754525 - IVAN DANIEL BEZERRA NOGUEIRA
Externa à Instituição - IVANIZIA SOARES DA SILVA - UFRN
Presidente - 1632408 - PATRICIA ANGELICA DE MIRANDA SILVA NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 02/02/2022 10:06