PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYENNE JENEFFER SOUZA DA SILVA

DISCENTE : DAYENNE JENEFFER SOUZA DA SILVA
DATA : 08/11/2021
LOCAL: videoconferência

Qualidade do sono em idosos com Diabetes Mellitus tipo 2 e fatores relacionados

Diabetes mellitus tipo 2, idosos, envelhecimento, qualidade do sono

O Diabetes Mellitus é considerado uma doença metabólica crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue, o que em longo prazo pode levar a sérios danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. A qualidade do sono no portador de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) desempenha um papel importante na função metabólica, de forma que a longa ou curta duração do sono e padrões de sono-vigília irregulares tem sido associado com índices altos de IMC e controle glicêmico prejudicado. Desta forma, a saúde do sono tem sido considerada um dos novos fatores de risco modificáveis para um melhor controle glicêmico em pacientes com DM2. Objetivo: Determinar os fatores sociodemográficos, clínico-funcionais e psico-cognitivos relacionados à qualidade do sono em idosos com DM2, acompanhados em serviço ambulatorial. Método: Trata-se de um estudo observacional, realizado de forma remota por meio dos canais de comunicação à distância. A população será constituída por indivíduos de ambos os sexos com idade mínima de 60 e máxima de 85 anos, diagnosticados com DM2. Será elegível o indivíduo que deambular independente, sem apresentar limitações físicas como amputações ou próteses nos MMII. Não será elegível para esse estudo o indivíduo que não souber ler, que não entenderem ou não conseguiram responder corretamente os testes devido a problemas de comunicação e aquele que apresentar o cognitivo abaixo do ponto de corte, avaliado pela Mini-Mental State Exam - MMSE. Resultados: A amostra foi composta por 30 idosos, sendo 24 mulheres e seis homens, 18 possuíam vida conjugal e 12 não possuíam vida conjugal; 33,3% possuíam até três anos de escolaridade, 43,3% entre quatro a onze anos e 23,3% de 12 ou mais; 10% moravam sozinhos, 30% com o companheiro (a) e 60% possuíam grupo familiar multigeracional; 56,7% tinham até quatro doenças; 20% apresentaram distúrbio do sono; 40% da amostra apresentaram sintomas depressivos; 26,7% idosos haviam sete ou mais atividades comprometidas, 47,6% haviam entre 1 a 6 atividades comprometidas e 50% da amostra estavam com sobrepeso.

Externo à Instituição - CARLÚCIA ITHAMAR FERNANDES FRANCO - UEPB
Presidente - 2090691 - JULIANA MARIA GAZZOLA