PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA LOPES CARDOSO

DISCENTE : NATALIA LOPES CARDOSO
DATA : 26/06/2021
LOCAL: Vídeo Conferência

Propriedades psicométricas do teste senta e levanta para pacientes com Hipertensão Pulmonar: uma revisão sistemática

Hipertensão pulmonar; Teste senta e levanta; Teste de exercício

A Hipertensão Pulmonar é uma consequência hemodinâmica que abrange um conjunto de condições heterogêneas progressivas, caracterizada pela pressão arterial pulmonar aumentada e por avanço progressivo na resistência vascular pulmonar, comum a um determinado grupo de doenças que tendem a evoluir com insuficiência cardíaca direita, baixa tolerância ao exercício e morte precoce do paciente. A nível muscular, os pacientes sofrem de disfunção muscular sistêmica que apresenta um aumento no risco de declínio funcional devido à perda da função muscular. Um modo de avaliar a função muscular desses indivíduos, é o teste senta e levanta, que é utilizado para avaliar indiretamente a tolerância ao exercício e a força muscular esquelética dos membros inferiores.  Desse modo, é fundamental a existência de uma estudo que possa esclarecer no âmbito científico e clínico a confiabilidade, reprodutibilidade e responsividade de cada protocolo do teste senta e levanta em cada tipo de Hipertensão Pulmonar. Dessa forma, sanando as dúvidas existentes e possivelmente disseminando o melhor uso do teste senta e levanta. Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática é determinar as propriedades psicométricas (validade, confiabilidade (consistência interna e erro de medida), efeitos de aprendizagem, repetição do teste, familiaridade, responsividade e interpretabilidade e repetições alcançadas) dos testes de senta e levanta em indivíduos com Hipertensão Pulmonar. Metodologia: O estudo é uma revisão sistemática, com cadastrado no Prospero, com o código CRD42021244271 , para fins de registro e publicação, desenvolvida com a participação e colaboração dos Laboratórios PneumoCardioVascular Lab (UFRN/HUOL/EBSERH), Laboratório de Inovação Tecnológica em Reabilitação, Departamento de Fisioterapia (UFRN), Laboratório de Avaliação Cardiorrespiratória e Metabólica - Unidade de Reabilitação Cardíaca  (CORE/ HUOL /EBSERH) e Departament of Physical Therapy, Faculty of Medicine, University of Chile, Santiago, Chile. A pesquisa irá seguir a estratégia PICOT, obedecerá às recomendações da escrita da PRISMA, analisará o risco de viés através do COSMIN e será conduzido a avaliação por dois pesquisadores independentes, em caso de discordância, um terceiro avaliador será consultado, utilizando o Software Rayyan. A estratégia de busca foi realizada nas bases de dados PubMed, EMBASE, SciELO, Cochrane e Web of Science. Resultados: Foram encontrados 6.357 artigos, sendo excluídos 2.141 artigos por duplicação. Seguindo para a análise de Títulos e resumos os 4.216 artigos restantes.

Externa ao Programa - 2682800 - LUCIANA DE ANDRADE MENDES
Interna - 1149619 - SELMA SOUSA BRUNO
Presidente - 5566309 - VANESSA REGIANE RESQUETI FREGONEZI
Notícia cadastrada em: 09/06/2021 10:22