PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: KIM MANSUR YANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KIM MANSUR YANO
DATA : 21/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA DE COERÊNCIA DE ATIVAÇÃO CORTICAL DE INDIVÍDUOS SUBMETIDOS A UM TREINO MOTOR DE MEMBROS INFERIORES EM AMBIENTE REAL E VIRTUAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Eletroencefalografia, terapia de exposição à realidade virtual, fisioterapia.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução – A ativação cerebral é caracterizada como a propagação de impulsos elétricos que promovem integração funcional do cérebro. Através da obtenção da atividade cerebral, torna-se possível o estudo de coerência de ativação entre pares de eletrodos, permitindo a análise das relações de diferentes áreas cerebrais. Estudos envolvendo eletroencefalografia (EEG) têm investigado a relação entre alterações nos padrões de ativação cerebral e mudanças no comportamento de indivíduos submetidos a reabilitação tradicional. No entanto, nos últimos anos a realidade virtual (RV) vem se ampliando como alternativa terapêutica e ainda é insuficiente o conhecimento sobre esta relação neste tipo de terapia.

Objetivo: Este estudo tem por objetivo investigar a coerência de ativação cortical inter-hemisférica de indivíduos submetidos a uma experiência de treino motor para membros inferiores em ambiente real e virtual.

Metodologia: Estudo comparativo com 10 jovens saudáveis que foram submetidos a uma avaliação eletroencefalográfica durante a execução da tarefa de subir e descer um degrau em ambiente virtual (jogo basic step do Nintendo Wii) e em ambiente real, ambas com duração de 1 minuto. Os efeitos sobre a atividade cortical foram observados por meio da coleta realizada pelo Emotiv EPOC. Os dados de coerência de ativação cortical serão analisados considerando as bandas de frequência alfa e beta nos dois ambientes (real e virtual) e a análise estatítica será feita pela ANOVA.

Resultados esperados: Espera-se descrever o comportamento de ativação cerebral entre os treinos realizados em ambiente real e virtual, permitindo assim uma melhor compreensão do processo de aprendizagem motora nesses ambientes e favorecendo o embasamento para a tomada de decisão clínica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 2244846 - JULIO CESAR PAULINO DE MELO
Externa à Instituição - THAIANA BARBOSA FERREIRA PACHECO
Notícia cadastrada em: 30/07/2020 08:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao