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Banca de DEFESA: CANDICE SIMOES PIMENTA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CANDICE SIMOES PIMENTA DE MEDEIROS
DATA : 17/12/2018
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:
VALIDAÇÃO DO JOGO SÉRIO VirtuAlter PARA REABILITAÇÃO DO EQUILÍBRIO POSTURAL DE IDOSOS POR MEIO DA REALIDADE VIRTUAL

PALAVRAS-CHAVES:

Realidade Virtual; Reabilitação; Equilíbrio Postural; Idosos.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Introdução: As mudanças fisiológicas decorrentes do envelhecimento alteram o equilíbrio postural e várias abordagens têm sido cada vez mais utilizadas para sua manutenção ou melhora, destacando-se a Realidade Virtual (RV). A RV possibilita uma experiência interativa por meio da utilização de jogos com ambientes enriquecidos e complexos. A maioria dos jogos comerciais são usados como estratégia de tratamento, porém, não foram projetados para estimular domínios cognitivos e motores. Os jogos sérios surgem com um propósito que vai além do entretenimento. O seu desenvolvimento no ambiente da RV possibilita o treinamento sensorial, motor e cognitivo, além de proporcionar conteúdo e feedbacks com objetivos personalizados para as peculiaridades do usuário, fornecendo ajustes com finalidade terapêutica envolvendo aprendizagem, adesão e desafio. Objetivo: Realizar a validação de conteúdo do jogo sério VirtuAlter para reabilitação do equilíbrio postural de idosos por meio da realidade virtual. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo contemplando duas modalidades integradas: 1) Identificação dos valores de referência de alcance lateral dos membros superiores em idosos saudáveis – Análise do alcance lateral de 20 idosos saudáveis que realizaram uma avaliação com os instrumentos: Avaliação sócio-demográfica, Escala de Equilíbrio de Berg, Short Physical Performance Battery, Teste de alcance lateral (TAL); Análise do alcance lateral por meio do sistema de captura de movimento do Microsoft® Kinect (AL Kinect). 2) Validação de conteúdo do jogo sério VirtuAlter por meio da análise de onze juízes especialistas fisioterapeutas e profissionais da área de ciência e tecnologia ou áreas correlatas – Aplicação da técnica Delphi onde os juízes especialistas executaram o jogo e expressaram suas opiniões sobre o conteúdo, preenchendo os instrumentos de validação: Dimensões da validação de conteúdo do jogo sério VirtuAlter e System Usability Scale (SUS). Resultados: Na etapa 1, observou-se valores no TAL e AL Kinect de 23,2±4,77; 21,1±5,47
no lado direito e 22,9±4,86; 22,7±6,42 no lado esquerdo, respectivamente. O modelo de dispersão de Bland-Altman apresentou viés de 0,19 para o lado esquerdo e 2,02 à direita. Na etapa 2, cinco fisioterapeutas e seis profissionais da área de ciência e tecnologia ou áreas correlatas participaram da validação. O valor total do IVC do jogo foi de 0,8 e o coeficiente de alpha de Cronbach foi de 0,924. Os itens de elementos técnicos, clareza da narrativa do jogo, qualidade da imagem e velocidade da captura de movimento necessitam de modificações e ajustes. Os juízes identificaram o jogo com índice de satisfação de 67,73 na escala SUS. Conclusões: Os valores das medidas de alcance lateral em idosos saudáveis serão adotados como parâmetros do jogo na sua aplicabilidade em idosos com déficit de equilíbrio. Torna-se necessário o aperfeiçoamento dos elementos técnicos antes da execução clínica. O conteúdo do VirtuAlter está validado e corresponde a uma ferramenta tecnológica adequada para o treinamento do equilíbrio postural de idosos, apresentando boa usabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Externo à Instituição - DEBORA CARVALHO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 10/12/2018 11:36
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