PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINNE SUELEN SANTOS SAMPAIO

DISCENTE : SABRINNE SUELEN SANTOS SAMPAIO
DATA : 10/09/2018
LOCAL: Auditório do departamento de fisioterapia

Avaliação do desenvolvimento motor e cognitivo em prematuros de baixo peso submetidos ao Método Canguru

Recém-nascido prematuro, Desenvolvimento infantil, Método canguru.

Introdução: A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil e o baixo peso ao nascer o principal preditor de mortalidade neonatal e infantil. Os avanços na assistência neonatal permitiram maior taxa de sobrevivência desta população, porém ao custo do aumento de morbidades. Além disso, o desenvolvimento insuficiente dos sistemas e órgãos, necessários para dar suporte à vida extra-uterina, eleva o risco de alterações observadas durante o desenvolvimento motor e cognitivo na vida da criança. O Método Canguru (MC) surgiu como uma alternativa de baixo custo e fácil aplicação que visa o contato familiar precoce com o bebê nas primeiras horas de vida. Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento motor e cognitivo do recém-nascido prematuro desde a internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal até ambulatório de seguimento. Métodos: Trata-se de um estudo coorte, com recém-nascidos prematuros com peso abaixo de 2500g, nascidos na Maternidade Januário Cicco na cidade de Natal/RN, os quais serão acompanhados dos 0 aos 12 meses de idade. A coleta englobará prontuários e fichas de acompanhamento. A avaliação motora será iniciada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), abrangendo a enfermaria canguru e seguirá no ambulatório de seguimento até a criança completar 12 meses de idade. Os dados serão analisados por meio do software estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 23.0. A análise descritiva será apresentada em média e desvio padrão (DP). A normalidade das variáveis do estudo será verificada através do teste Shapiro Wilk. Na análise estatística, será utilizado, dependendo da normalidade dos dados, o teste Anova, em caso de dados normais, ou Friedman, em caso de dados não normais, para as variáveis quantitativas. Para as variáveis categóricas, será utilizado o teste Qui-quadrado. Será adotado o nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95% para todas as análises. Resultados esperados: Espera-se que esta pesquisa contribua para o melhor acompanhamento e diagnóstico precoce de atrasos no desenvolvimento destas crianças relacionadas à prematuridade através de instrumentos não invasivos de custo acessível.

Presidente - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Externo à Instituição - ANDREA BARALDI CUNHA - UDel