PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANICE SOUZA MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANICE SOUZA MARQUES
DATA : 21/09/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

Percepção de crianças e adolescentes com deficiência e seus pais sobre barreiras e facilitadores para a participação: Estudo qualitativo utilizando grupos focais


PALAVRAS-CHAVES:

Participação Social, Pessoas com Deficiência, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Grupos Focais, Pesquisa de Reabilitação


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Introdução Participação é o termo que designa o envolvimento do indivíduo em situações da vida diária. Para crianças e adolescentes, este envolvimento engloba atividades recreativas, escolares e comunitárias que proporcionam experiências e aprimoram a funcionalidade. A deficiência, entendida como a existência de alguma alteração na função ou na estrutura corporal, é um dos fatores que pode restringir a participação. No entanto, fatores ambientais (ambiente, tecnologia, atitudes ou serviços) podem também influenciar nesta participação, seja como barreira, seja como facilitador. Conhecer estes aspectos possibilita a formulação de estratégias que facilitem a participação, principalmente se levado em consideração a percepção do próprio indivíduo. Objetivo Identificar barreiras e facilitadores para a participação de crianças/adolescentes com deficiência, na visão dos pais e das crianças. Método Estudo de caráter qualitativo, com a utilização de grupos-focais. A amostra será composta por crianças com deficiência física de 6 a 16 anos e seus respectivos pais/cuidadores. A cada coleta, serão formados dois grupos focais, um com os pais/cuidadores e outro com os pacientes. Cada grupo terá um moderador que será responsável em direcionar as discussões, seguindo um roteiro que questões norteadoras previamente determinadas. As falas serão gravadas e, posteriormente, transcritas para que seja feita análise temático-categorial. As transcrições serão ponderadas por 3 juízes independentes que irão correlacionar as falas com os domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. As categorias apontadas pelos juízes serão confrontadas e avaliadas pelos moderadores para resolução das divergências e decisão de quais categorias serão utilizadas para apresentação dos resultados e discussão. Resultados Esperados Espera-se identificar e comparar as barreiras e facilitadores apontados pelos pais/cuidadores e crianças, para que se possa propor estratégias para melhora da participação dos sujeitos analisados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Externo ao Programa - 1785163 - CAROLINA DANIEL DE LIMA ALVAREZ
Externo ao Programa - 2218795 - EGMAR LONGO HULL
Notícia cadastrada em: 14/09/2017 10:27
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