PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA RAMOS TOMAZ BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA RAMOS TOMAZ BARBOSA
DATA : 18/09/2017
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia

MÉTODO AI CHI PARA CRIANÇAS ASMÁTICAS - ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO RANDOMIZADO

Asma, Criança, Exercícios Respiratórios, Hidroterapia, Sono, Qualidade de vida, Ansiedade, Espirometria.

Introdução: A asma é considerada uma das doenças respiratórias crônicas mais frequentes em crianças. O meio aquático vem ganhado cada vez mais respaldo como recurso terapêutico dentro da reabilitação respiratória pediátrica. Tal recurso baseia-se nos benefícios dos efeitos físicos e fisiológicos provenientes da pressão hidrostática e da temperatura sob o tórax da criança. Diversas técnicas têm sido criadas com a proposta de melhorar a condição clínica de pacientes asmáticos, associando controle respiratório, relaxamento muscular e os benefícios provenientes do meio aquático, dentre elas destacamos o método Ai Chi. Objetivo: Avaliar os efeitos do método Ai Chi na função pulmonar, controle clínico, qualidade de vida, ansiedade e distúrbios do sono de crianças asmáticas Métodos: Ensaio clínico controlado randomizado simples-cego, que irá avaliar crianças de 6 a 12 anos incompletos, com diagnóstico clínico de asma do tipo leve, moderada e grave. O projeto foi inicialmente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) obtendo parecer favorável (CAAE: 67253617.4.0000.5537), de acordo com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. A participação no referido estudo será de forma voluntária mediante a orientação sobre o experimento, assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos pais e/ou responsáveis, assim como assinatura do termo de assentimento pelas crianças envolvidas. Os participantes do estudo serão randomizados em 2 grupos: Grupo Intervenção e Grupo Controle. As crianças do grupo intervenção realizarão o método Ai Chi 2 vezes por semana durante 6 semanas, totalizando 12 sessões, com duração de 40 minutos. As crianças alocadas no grupo controle serão submetidas a intervenções educativas sobre controle e tratamento da asma, através de atividades em grupo, com duração de 3 semanas, sendo 1 encontro semanal de 60 minutos. As avaliações ocorrerão em 3 momentos para ambos os grupos: no momento inicial (baseline), ao final de 12 sessões de treinamento (endpoint) e novamente após 1 mês de Follow-up. Serão realizadas avaliações antropométricas,  de função pulmonar (espirometria), avaliação do controle clínico da asma através do questionário c-Asthma Control Test (c-ACT, Teste de Controle da Asma em Crianças), de qualidade de vida, por meio do questionário PAQLQ (Paediatric Asthma Quality of Life Questionnaire), avaliação da ansiedade através da Escala Spencer de Ansiedade Infantil (SCAS), de distúrbios de sono por meio da Escala de Distúrbios de Sono em Crianças (EDSC). Serão coletadas ainda, informações quanto aos números de hospitalizações, faltas na escola por exacerbação da doença, sintomas da asma e uso da medicação, durante o período de tratamento, através de um diário de registro entregue aos pais no início do protocolo do estudo. Os dados serão analisados por meio do software SPSS 20.0, atribuindo-se um nível de significância de 5%. A normalidade dos dados será verificada pelo teste Kolmogorov-smirnov e em seguida serão aplicados os testes estatísticos correspondentes para realizar as comparações e correlações propostas. Resultados esperados: Este estudo visa avaliar se o método Ai Chi pode contribuir como terapia adjunta no tratamento de crianças asmáticas. O estudo propõe observar os efeitos desta terapia aquática na função pulmonar, controle clínico, qualidade de vida, ansiedade e distúrbios do sono nesta população.

Externo à Instituição - ALINE DO NASCIMENTO FALCAO FREIRE MONTE - Estácio
Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Interno - 1632408 - PATRICIA ANGELICA DE MIRANDA SILVA NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 08/09/2017 16:18