PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLÁUDIA MAURÍCIO DE CARVALHO

DISCENTE : ANA CLÁUDIA MAURÍCIO DE CARVALHO
DATA : 23/11/2016
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia

Efeitos da hospitalização na força de preensão de idosos internados em um Hospital de ensino

Força Muscular, Sarcopenia, Envelhecimento.

INTRODUÇÃO: A hospitalização é um evento crítico que afeta profundamente a saúde e a funcionalidade em idosos. Medidas de desempenho físico são ferramentas úteis para a avaliação do declínio funcional após eventos adversos, tais como a internação hospitalar. A avaliação da força de preensão palmar é uma medida eficaz e simples de estimar na prática clinica e de reabilitação os efeitos deletérios da hospitalização. OBJETIVO: Avaliar os efeitos da hospitalização na força de preensão em idosos internados em hospital universitário. MÉTODOS: Foi realizado um estudo observacional analítico do tipo coorte no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Natal-RN. A amostra foi composta por 1070 idosos que foram internados durante o período de janeiro de 2014 a abril de 2015. Teste de avaliação da capacidade cognitiva (Prova Cognitiva de Leganés), funcionalidade (Índice de Katz e Escala de Lawton) e de desempenho físico (Teste de força de preensão e velocidade da marcha) foram aplicados na internação e na alta hospitalar, assim como informações sobre o estado de saúde e funcionalidade prévias à hospitalização. RESULTADOS PARCIAIS: Foram observadas diferenças significativas nas médias de força de preensão de homens e mulheres idosos entre o momento de internação e a alta hospitalar.

Externo à Instituição - JULIANA MARTINS PINTO - UNICAMP
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Interno - 350635 - TANIA FERNANDES CAMPOS
Notícia cadastrada em: 22/11/2016 13:31