PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIO EMANOEL SOUZA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIO EMANOEL SOUZA DE MELO
DATA: 27/11/2015
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

EFEITOS AGUDOS DO SUPORTE VENTILATÓRIO NÃO INVASIVO NA TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO DE INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA.


PALAVRAS-CHAVES:

Insuficiência cardíaca, ventilação não invasiva, tolerância ao exercício, suporte ventilatório não invasivo, teste do degrau.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é um importante problema de saúde pública em todo o mundo, apresentando a dispneia e a fadiga como principais sintomas clínicos e principais responsáveis pela intolerância ao exercício. No manejo desta síndrome, o exercício físico regular e a Ventilação Não Invasiva (VNI) estão relacionados à redução dos sintomas e melhora da capacidade funcional. No entanto, poucos estudos controlados consideraram o uso do exercício associado à VNI nessa população, essa lacuna é exacerbada no que concerne ao modo Bi-nível. Objetivo: O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos da VNI, no modo Bi-nível, aplicada antes ou durante o exercício na tolerância ao exercício de indivíduos com IC. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado, a ser composto por 16 voluntários, de ambos os gêneros, com idade entre 30 e 80 anos, portadores de IC compensada. Os participantes serão divididos aleatoriamente em três grupos: Grupo Controle (GC), Grupo Bi-nível Antes (GBA), e Grupo Bi-nível Durante (GBD). O GC não fará uso de VNI durante o experimento, enquanto que o GBA fará uso de VNI antes do teste físico e o GBD durante o teste físico. As avaliações ocorrerão antes a após a intervenção proposta, e consistem em uma avaliação clínica, dois testes do degrau de 6 minutos (TD6), medidas de lactato sanguíneo, níveis de esforço/ dispnéia percebidos, espirometria e variáveis hemodinâmicas.   Os dados serão avaliados admitindo-se um p-valor de 5% (P<0,05) como significância estatística. Considerando-se que os dados apresentem uma distribuição normal, será aplicado o teste ANOVA para comparação a intra e entre os grupos, seguido do Pós-teste de Tukey quando o resultado for signifativo. Para avaliar possível correlação entre variáveis bioquímicas (lactato), escores de questionários e de escalas de fadiga, e o desempenho nos testes físicos (TD6), será utilizado o teste de correlação de Pearson ou o de Spearman, a depender da distribuição dos dados. Resultados Esperados: Espera-se com este trabalho aperfeiçoar o manejo terapêutico de pacientes com IC, auxiliando na implementação e aperfeiçoamento de métodos para melhoria da dispnéia e da fadiga muscular, aumentando assim a tolerância ao exercício destes indivíduos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 350636 - GARDENIA MARIA HOLANDA FERREIRA
Externo ao Programa - 2646588 - JOCELINE CASSIA FEREZINI DE SA
Presidente - 1632408 - PATRICIA ANGELICA DE MIRANDA SILVA NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 24/11/2015 13:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao