PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de DEFESA: CIBELE TERESINHA DIAS RIBEIRO

DISCENTE: CIBELE TERESINHA DIAS RIBEIRO
DATA: 04/02/2014
LOCAL: Pós-Graduação em Fisioterapia

Efeitos do tratamento com Hidrogel na cicatrização de úlceras venosas de membros inferiores: Revisão Sistemática

Insuficiência Venosa Crônica; exercícios físicos; úlcera venosa; revisão sistemática.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A doença venosa crônica (DVC) evidencia-se entre as doenças crônicas por acometer a população idosa e ser a principal responsável pelas úlceras de membros inferiores nesta população. O uso de adesivos no cuidado de uma úlcera venosa é parte fundamental no tratamento para a cicatrização, no entanto, as evidências para auxiliar na escolha do melhor adesivo são escassas. O objetivo principal do estudo foi sintetizar o resultado de pesquisas selecionadas sobre a efetividade do tratamento do hidrogel na cicatrização de úlceras venosas mediante métodos de busca, síntese de informação e análise estatística através de uma revisão sistemática com meta-análise. Foram selecionados estudos controlados randomizados nas seguintes bases de dados: CENTRAL; DARE; NHS EED; MEDLINE; EMBASE; CINAHL em parceria com a Colaboração Cochrane. Além dessas bases foram consultados três websites para identificar estudos em andamento: ClinicalTrials.gov, OMS ICTRP e ISRCTN. A seleção dos estudos e a avaliação do risco de viés dos estudos incluídos foram realizadas de maneira independente por dois revisores. O software RevMan foi utilizado para análise dos dados. Quatro estudos estão atualmente incluídos na revisão. Os principais desfechos analisados foram: cicatrização completa da úlcera, alterações no tamanho da úlcera medidas pela redução na área original da ferida, tempo para a cicatrização das úlceras. O uso do hidrogel parece ser superior ao curativo convencional, gaze embebida em salina, para a cicatrização de úlceras venosas de membros inferiores. O gel de alginato demonstrou ser mais efetivo quando comparado ao hidrogel quanto à redução da área e volume da ferida. O mel de Manuka demonstrou ser similar ao hidrogel em relação à porcentagem de redução da área. Não existem evidências disponíveis a respeito da efetividade do hidrogel em relação aos outros tipos de curativo na cicatrização de úlceras venosas de membros inferiores, por isso há a necessidade de futuras pesquisas para auxiliar os profissionais da saúde na escolha do adesivo correto.

Externo à Instituição - ANDREA LEMOS BEZERRA DE OLIVEIRA - UFPE
Presidente - 1545315 - GUILHERME AUGUSTO DE FREITAS FREGONEZI