Banca de DEFESA: HIDALYN THEODORY CLEMENTE MATTOS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HIDALYN THEODORY CLEMENTE MATTOS DE SOUZA
DATA: 16/02/2012
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DFTE
TÍTULO:

Evolução TOP-HAT Hidrodinâmica em campos de velocidades peculiares primordiais


PALAVRAS-CHAVES:

Evolução TOP-HAT Hidrodinâmica em campos de velocidades peculiares primordiais


PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

As observações astronômicas que exploram as evidências da expansão acelerada do Universo é uma área de bastante destaque na ciência moderna. Os dados observacionais parecem ser consistentes com uma densidade de energia escura de limite superior estimado em  descrita por uma equação de estado constante, também conhecida como Constante Cosmológica ou Energia do Vácuo Quântico. No entanto, uma energia escura dinâmica é provavelmente a explicação mais sensata para a aceleração observada no Universo, uma linha de raciocínio estimulada por uma discrepância em cento vinte ordens de magnitude entre a densidade de energia do vácuo determinada observacionalmente e as naturais expectativas teóricas, estimada em , um antigo e ainda sem solução problema da constante cosmológica.

 Embora o modelo  seja extremamente bem sucedido do ponto de vista observacional, permanece o problema do ajuste fino da densidade de energia do vácuo, o que remete a se repensar num outro mecanismo por trás da aceleração cósmica.

 Um modelo que surge como uma tentativa em resolver essa situação entre a cosmologia e a física de partículas sugere que  é pequeno hoje devido à energia do vácuo estar decaindo em outros campos de matéria. E entre esses, existe a proposta do decaimento do vácuo em matéria escura.

 Nesta tese apresentamos a análise numérica de modelos cosmológicos com um acoplamento dependente do tempo entre a energia escura e um fluido de matéria escura fria, originalmente sugerido por Wang & Meng e descrito termodinamicamente por Alcaniz & Lima. Mostramos esses modelos em intervalos de possíveis comportamentos observacionais intermediárias entre o modelo padrão  e o amplo intervalo de possíveis valores do parâmetro  que caracteriza o modelo .

 Investigamos a cosmologia da energia do vácuo decaindo em matéria escura aplicada ao estudo da evolução de perturbações de densidade primordiais na matéria que deram origem a primeira geração de estruturas ligadas pela gravidade no Universo, os chamados Objetos da População III.

 A análise da dinâmica desses sistemas envolve o cálculo de um sistema de equações diferenciais não triviais que governam a evolução de perturbações para o caso de dois fluidos acoplados (matéria escura e matéria bariônica), modelados com um perfil Top-Hat baseado na perturbação das equações da hidrodinâmica, uma ferramenta analítica eficiente para estudar as propriedades dos modelos de energia escura, como o comportamento do fator de crescimento linear e o índice de crescimento, grandezas físicas intimamente relacionadas aos campos de velocidades peculiares em qualquer época, para diferentes modelos de energia escura.

             As propriedades e a dinâmica do Universo atual são analisadas através da forma analítica exata do fator de crescimento linear de flutuações de densidade, levando em consideração a influência de vários mecanismos físicos de esfriamento atuando sobre as flutuações de densidade da componente bariônica da matéria durante a evolução das nuvens de matéria, estudadas desde a recombinação primordial do hidrogênio. Esse estudo é naturalmente estendido aos modelos mais gerais de energia escura com equação de estado  em um Universo plano.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JAILSON SOUZA DE ALCANIZ - ON/MCT
Interno - 346835 - JANILO SANTOS
Interno - 347436 - JOEL CAMARA DE CARVALHO FILHO
Presidente - 349032 - NILZA PIRES
Externo à Instituição - OSWALDO DUARTE MIRANDA - INPE
Notícia cadastrada em: 25/01/2012 11:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao