Banca de DEFESA: MICHELLI SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLI SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 29/07/2011
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do DFTE
TÍTULO:

ANÁLISE SÍSMICA USANDO TRANSFORMADA CURVELET


PALAVRAS-CHAVES:

-Sismograma

-Análise de Sinais

-Ruído de Rolamento Superficial

-Curvelet


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO:

A exploração petrolífera é uma das atividades mais complexas e de difícil execução na indústria do petróleo e também é umas de suas tarefas mais importantes. Devido aos elevados custos dos métodos diretos usados para localização e avaliação das jazidas de petróleo, tais como a perfuração de poços exploratórios para a medição de propriedades  in situ, métodos indiretos são utilizados com esta finalidade. O principal destes métodos é o da sondagem sísmica.

Neste processo de exploração sísmica, ondas sísmicas geradas por explosões ou por vibradores, propagam-se no subsolo e após serem espalhadas pelas heterogeneidades das estruturas geológicas retornam à superfície onde são coletadas para construção dos sismogramas ou imagens sísmicas. No entanto, os sismogramas contêm, além das informações sobre as estruturas do subsolo, uma grande quantidade de ruído, sendo o principal deles o chamado ruído de rolamento superficial ( "ground roll" ou ondas de Rayleigh). A atenuação desses ruídos é essencial para uma boa interpretação dos dados e sinais sísmicos. A análise dos sismogramas pode ser feita utilizando-se diversos tipos de transformadas espectrais que levam o sinal sísmico para o espaço das frequências (Transformada de Fourier) ou para o espaço tempo-frequência (Transformada Wavelet), onde costuma ser mais simples atenuar ou remover os ruídos de uma forma cirúrgica. Isto permite que, ao levar o sinal sísmico de volta ao espaço original, o sinal represente apenas as informações sobre as estruturas geológicas de interesse. Por outro lado, a transformada curvelet é uma nova e efetiva transformada espectral que tem sido largamente usada no estudo e representação de dados complexos.

Nessa análise, as funções ou sinais estudados são expressados em termos de funções de base com caráter direcional que permitem representar, mais efetivamente que outras análises, imagens e sinais com descontinuidades superficiais ou ao longo de curvas. A análise  curvelet mapeia o espaço das frequências em diferentes escalas e em setores angulares, de modo que se pode identificar as regiões deste espaço dominadas pelo ruído presente no sinal. Remover os coeficientes referentes a essas regiões é remover o ruído do sinal. Assim, nesta tese implementamos e aplicamos a análise curvelet para remover o ruído de rolamento superficial dos sinais sísmicos. Testamos este método tanto para um sismograma sintético quanto para um sismograma real e obtemos uma ótima atenuação do ruído em ambos os casos.

Comparamos este método com os métodos empregados anteriormente e discutimos possíveis aplicações desta técnica a outros problemas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE - UFERSA
Presidente - 345099 - LIACIR DOS SANTOS LUCENA
Interno - 346140 - LUCIANO RODRIGUES DA SILVA
Interno - 1294916 - MADRAS VISWANATHAN GANDHI MOHAN
Externo à Instituição - MURILO PEREIRA DE ALMEIDA - UFC
Notícia cadastrada em: 01/07/2011 10:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao