Banca de DEFESA: LESSANDRO JORGE DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LESSANDRO JORGE DE LIMA
DATA : 25/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Modelos Computacionais para Estudos de Efeitos Termoelétricos em Filmes Finos e o Modelo de Potts de Médio Alcance (q=3)


PALAVRAS-CHAVES:

Efeito Termoelétrico, Co 2 FeAl/W, Efeito Seebeck de Spin, Modelo de Potts, Teoria de Escala, Simulação de Monte Carlo.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Nesta tese apresentamos os resultados de dois trabalhos em física computacional sobre os efeitos termoelétricos em filmes finos e o modelo de Potts de médio alcance (q = 3). No primeiro, buscamos obter o comportamento magnético e a resposta termoelétrica dos filmes Co2FeAl/W a partir de cálculos numéricos, comparamos experimento e teoria, exploramos a possibilidade de obter evolução da resposta magnética e da tensão termoelétrica com a magnitude e a direção do campo magnético. Mostramos que as curvas de tensão termoelétrica podem ser obtidas  a partir de uma de uma alteração no modelo de Stoner-Wohlfarth pela associação e parâmetros experimentais empregados no experimento efeito Seebeck de spin longitudinal. No segundo, buscamos encontrar os chamados expoentes X e Y , para o modelo de Potts de médio alcance, que descreve a passagem de uma classe de universalidade para outra a medida que o alcance das interações aumenta. Tal efeito é chamado de fenômeno de crossover. Apresentamos os resultados obtidos até o momento para o modelo de Potts de médio alcance. Usamos o algoritmo de Metropolis para realizar simulações numéricas de Monte Carlo do modelo de Potts do estado q = 3. Com esse algoritmo simulamos sistemas com tamanhos de redes, L, iguais a 32, 46, 64, 92, 128, 182 e 256. Verificamos que a medida em que o alcance das interação, Rm aumenta, os expoentes críticos α/ν, β/ν e γ/ν variam. Portanto, neste trabalho procurar-se usar dois algoritmos em duas aplicações envolvendo filmes finos e modelo de Potts (q = 3).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1508681 - FELIPE BOHN
Presidente - 2492756 - JOAO MEDEIROS DE ARAUJO
Externo à Instituição - LÚCIO STRAZZABOSCO DORNELES - UFSM
Interno - 1294916 - MADRAS VISWANATHAN GANDHI MOHAN
Interno - 1474380 - MARCIO ASSOLIN CORREA
Externo à Instituição - SERGIO ANDRÉ FONTES AZEVEDO - UFPB
Notícia cadastrada em: 09/02/2021 11:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao