Banca de DEFESA: SAMIHR VALENTIM HERMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMIHR VALENTIM HERMES
DATA : 04/10/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Equação de Boltzmann Quântica e Hierarquia BBGKY


PALAVRAS-CHAVES:

Condesação de Bose-Einstein, Hierarquia BBGKY, Equação de Boltzmman-Vlasov, Amortecimento de Landau, Amortecimento de Beliaev, Física Estatística Quântica.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Nesta dissertação teremos como foco ferramentas da física estatística aplicadas a problemas relacionados a condensação de Bose-Einstein em temperatura finita. Começaremos por uma breve introdução aos métodos clássicos, já conhecidas de cursos fundamentais. Em seguida, a partir de uma teoria cinética, obteremos as equações do movimento para átomos no estado condensado, bem como para as quasipartículas de Bogoliubov da nuvem térmica de átomos excitados. Através dessa descrição cinética, também vamos obter, a partir de princípios da mecânica quântica, a hierarquia de Born-Bogoliubov-Green-Kirkwood-Ygon (BBGKY), que pode ser truncada de forma que obtemos a Equação de Boltzmann-Vlasov. Por fim, iremos utilizar os mesmos princípios microscópicos para estudar o amortecimento das excitações coletivas no condensado de Bose-Einstein no regime térmico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1519258 - DORY HELIO AIRES DE LIMA ANSELMO
Externo à Instituição - SIMONE PAGANELLI
Presidente - 2195232 - TOMMASO MACRI
Notícia cadastrada em: 16/09/2019 09:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao