Banca de DEFESA: ACÁCIO SILVEIRA DE MELO

DISCENTE : ACÁCIO SILVEIRA DE MELO
DATA : 23/03/2017
LOCAL: Auditório do DFTE

Meander-line Multilayer Magnetoimpedance: Dinâmica da magnetização em tricamadas ferromagnéticas

Dinâmica da magnetização, filmes finos, Meander-line, anisotropia magnética

O efeito magnetoimpedância (MI) é uma das ferramentas mais completas para a análise magnética de nanoestruturas, uma vez que é possível observar o comportamento magnético dinâmico em diferentes faixas de frequências e campos magnéticos aplicados, em regimes magnéticos saturado e não saturados. Nos últimos anos, estudos têm investigado a influência da geometria das amostras no efeito MI, em particular, sistemas na forma de tricamadas e de Meander-line, separadamente. Baseado nisso, este trabalho busca uma integração destas duas geometrias com o objetivo de estudar as propriedades estruturais e o comportamento magnético quase-estático e dinâmico em tricamadas de [NiFe/Cr/NiFe]. As amostras foram produzidas através da técnica de Magnetron Sputtering, sobre substrato amorfos de vidro, com espessura das camadas ferromagnética variando entre 75 nm e 142.5 nm, enquanto a espessura da camada de Cr varia entre 15 nm e 150 nm, totalizando um conjunto de 10 amostras. Em particular, a espessura total da tricamada foi mantida constante em 300 nm independente da amostra produzida. Associado a isto, para cada conjunto de espessura acima citado foram utilizados três diferentes geometrias no plano do substrato, a primeira na forma retangular, tradicionalmente estudada, e as outras duas na forma Meander-line, produzidas utilizando-se  máscaras durante o crescimento dos filmes. A caracterização estrutural, através da difração de raios X, mostrou um comportamento cristalográfico tradicionalmente encontrados para filmes de NiFe crescidos em substratos amorfos, com uma textura [111]. A caracterização magnética quase-estática foi realizada através de curvas de magnetização, obtidas para diferentes direções de campo magnético aplicado no plano do filme em relação ao eixo principal da amostra, através da técnica de magnetometria de amostra vibrante (VSM). De uma forma geral, as curvas de magnetização revelam propriedades magnéticas isotrópicas no plano e  são fortemente dependentes da espessura das camadas ferromagnéticas de NiFe. Por outro lado, uma fraca dependência com a geometria estudada (retangular ou Meander-line) é observado, como esperado.  Finalmente, para o estudo da dinâmica da magnetização, foi utilizada a técnica de magnetoimpedância em uma ampla faixa de campo (700 Oe) e frequência (0.5 até 3.0 GHz). Além disso, duas configurações entre campos e correntes foram exploradas, denominadas aqui de configuração longitudinal (campo e corrente na mesma direção) e transversal (campo aplicado perpendicularmente à corrente). As medidas de magnetoimpedância apresentam uma estrutura de picos duplos ou múltiplos picos, característicos do efeito FMR, maior responsável pelas variações do efeito MI no intervalo de frequências estudado. Com respeito a dependência do efeito em função da razão entre as espessuras das camadas de NiFe e Cr, é possível observar uma forte influência da anisotropia magnética na estrutura de picos das curvas de MI, principalmente nas amostras com camadas ferromagnéticas mais espessas, este fato está ligado a contribuição de anisotropia para fora do plano. Por fim, uma análise das curvas em relação a geometria das amostras revela mudanças no comportamento da dinâmica de magnetização, acarretando em curvas assimétricas e uma grande complexidade na estrutura de picos observado.

Externo à Instituição - ANTÔNIO MARCOS HELGUEIRA DE ANDRADE - UFRGS
Presidente - 1474380 - MARCIO ASSOLIN CORREA