Banca de DEFESA: CACIANO SOARES COSTA

DATA : 07/12/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO DFTE

O Modelo Blume-Capel em Campo Aleatório Gaussiano

Campo médio; Diagrama de fases; Comportamento tricrítico.

Neste trabalho investigamos o modelo Blume-Capel (BC), com interações de longo alcance e em um campo magnético aleatório distribuído de forma gaussiana. O modelo pode ser resolvido exatamente e por isso obtemos diagramas de fases, bastantes ricos, a partir da densidade de energia livre. Inicialmente revisamos a solução do modelo BC a sob influência de um campo de anisotropia cristalina uniforme e na ausência de campo magnético, recuperando resultados bem conhecidos na literatura. Em seguida revisamos o modelo BC sob o efeito de um campo magnético aleatório com distribuição bimodal e campo cristalino uniforme, introduzido por Kaufman e Kanner, dando atenção especial para os diagramas de fases em termos de anisotropia versus temperatura. Finamente, fizemos um estudo do modelo no campo magnético aleatório obedecendo a uma distribuição gaussiana. Os diagramas de fases obtidos exibem um comportamento muito rico em termos de fenômenos críticos, incluindo em alguns casos pontos tricríticos, associados a linhas de transições de primeira ordem e contínuas.

Presidente - 1174332 - FRANCISCO ALEXANDRE DA COSTA
Interno - 2492756 - JOAO MEDEIROS DE ARAUJO