Banca de DEFESA: MÁRCIO ASSUNÇÃO TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIO ASSUNÇÃO TEIXEIRA
DATA : 08/07/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do DFTE
TÍTULO:

Ferramentas da Astroestatística para o estudo da velocidade radial estelar


PALAVRAS-CHAVES:

Astroestatística; Inferências estatísticas; Soluções orbitais


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A velocidade radial estelar tem sido usada desde as descobertas dos primeiros exoplanetas. Esse método tem se mostrado bem sucedido na obtenção dos parâmetros orbitais dos exoplanetas, como, por exemplo, a excentricidade da órbita, o período de translação, a massa do planeta, a distância do periastro, entre outros. A análise dos dados de velocidade radial contém vários problemas, devido a sua função matemática ser altamente não-linear e multimodal. Para a inferência desses parâmetros, métodos estatísticos robustos são necessários na análise dos dados.


Nesse trabalho, desenvolvemos algoritmos que nos permite realizar inferências estatísticas. Os métodos de inferência utilizados são o método do 2 mínimo, o método de Monte Carlo via cadeia de Markov e o Nested Sampling. Estudamos cada um dos métodos, simulando dados, com adição de ruído, e aplicando-os em dois casos: na equação linear e para funções senoidais. Por último, aplicamos os métodos estatísticos para o caso da velocidade radial estelar, fazendo uso de dados da estrela HD 187085, com o objetivo de determinar a eficácia de tais métodos, comparando os resultados com os obtidos na literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1675216 - BRUNO LEONARDO CANTO MARTINS
Presidente - 1724218 - DANIEL BRITO DE FREITAS
Externo à Instituição - JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 03/06/2016 10:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao